Repsol investe 18 mil milhões até 2025 e anuncia aposta nas energias verdes

O plano estratégico da Repsol para 2021-2025envolve um investimento de 18,3 mil milhões de euros. O objectivo é que a empresa deixe de ser uma petrolífera e passe a ser uma energética com foco nas novas formas de energia mais sustentáveis e amigas do ambiente.

Por isso mesmo, 5,5 mil milhões do investimento total previsto para os próximos cinco anos terão como alvo iniciativas baixas em carbono, como as energias renováveis, hidrogénio, biocombustíveis ou captação de CO2, segundo adianta o El Confidencial. Uma das metas passa por alcançar uma capacidade de energias renováveis ou de baixas emissões de 7,5GW em 2025. Até 2030, o objectivo passa para 15GW.

A mesma publicação explica que os combustíveis fósseis ainda são o negócio que dá mais dinheiro, mas que poderão, por isso mesmo, ajudar a alavancar a aposta naquilo que será o futuro da empresa.

A Repsol pretende, por isso, que este plano de investimento seja auto-financiado, desde que preço do petróleo se mantenha nos 50 dólares por barril, o que deverá permitir que a dívida da companhia se fixe nos 3 mil milhões de euros. Este cenário permitirá também cobrir a distribuição de dividendos da Repsol.

Sobre Portugal, a empresa avança que “as sete grandes unidades industriais da Repsol em Espanha, Portugal e no Peru continuarão a evoluir para se transformarem em hubs multi-energia, capazes de produzir produtos com baixa, nula ou até uma negativa pegada de carbono e impulsionar novos modelos de negócio com base na digitalização e na tecnologia”.


Comentários
Loading...