Isabel Capeloa Gil, reitora da Universidade Católica Portuguesa (UCP), foi distinguida com o título de Dama da Ordem de São Silvestre Papa, uma condecoração atribuída pelo Papa Leão XIV a leigos que se destacam pelo seu compromisso profissional, eclesial e social.
A distinção foi entregue a 28 de julho pelo Cardeal D. José Tolentino de Mendonça, Prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação, no âmbito da 28.ª Assembleia Geral da Federação Internacional de Universidades Católicas (FIUC), que decorre no México.
Além desta honra vaticana, Isabel Capeloa Gil foi também eleita presidente da Strategic Alliance of Catholic Research Universities (SACRU), aliança estratégica de universidades católicas de investigação, para um mandato de três anos, até 2028.
Professora catedrática da Faculdade de Ciências Humanas da UCP, Isabel Capeloa Gil é reitora da instituição desde 2016 e cumpre atualmente o seu terceiro mandato. Em 2018, tornou-se a primeira mulher a presidir à FIUC. Integra ainda o conselho da European Women Rectors Association (EWORA), é conselheira do Dicastério para a Cultura e a Educação desde 2023, por nomeação do Papa Francisco, e membro não executivo do Conselho de Administração da Fundação Calouste Gulbenkian.
Com uma carreira académica reconhecida a nível internacional, pertence a 11 associações científicas nas áreas dos Estudos de Cultura e das Ciências da Comunicação, tendo publicado investigação em sete línguas e assinado mais de 150 títulos académicos.













