Reino Unido atrasa desconfinamento: restrições só serão suavizadas a 15 de Agosto

As restrições impostas pelo governo britânico na sequência do novo coronavírus deveriam começar a ser suavizadas já amanhã, dia 1 de Agosto, mas Boris Johnson anunciou que o confinamento é para manter pelo menos até dia 15. Segundo adianta o Daily Mail, o primeiro-ministro britânico decidiu colocar um travão naquilo que estava planeado, juntando ainda uma nova regra: será obrigatório usar máscara de protecção em galerias, cinemas e espaços de culto.

O atraso no desconfinamento significa que casinos e serviços que implicam um contacto mais próximo, como é o caso dos cabelereiros, continuarão fechados por mais duas semanas. Sendo que a situação deverá ser reavaliada, existindo por isso a possibilidade de a data de reabertura ser de novo adiada. Também estava prevista a possibilidade de realizar casamentos com até 30 pessoas, cenário que também fica em pausa.

Boris Johnson anunciou ainda que haverá uma presença mais forte da polícia, responsável por fiscalizar a utilização da máscara e o distanciamento social entre as pessoas.

A mudança de estratégia surge na sequência dos mais recentes números da COVID-19 no Reino Unido: o número de casos confirmados chegou a um novo máximo desde Maio, verificando-se um salto de 68% em apenas duas semanas. Todos os dias são infectadas 4.200 pessoas, de acordo com as estimativas das autoridades.

Uma em cada 1.500 pessoas está neste momento infectada com o vírus, ou seja 0,07% da população. Contudo, especialistas consideram que a taxa real será duas vezes superior em Londres, com tendência para continuar a subir. Além disso, o número não inclui lares e hospitais.

«Sei que os passos que estamos a tomar serão um verdadeiro golpe para muitas pessoas, para todos aqueles que tinham planos de casamento ou que não podem celebrar o Eid da forma de que gostariam e tenho muita, muita pena mas não podemos correr esse risco», afirmou Boris Johnson. Segundo o governante, «a maioria das pessoas está a seguir a regras», mas ainda assim são necessários cuidados adicionais.

Ler Mais
pub

Comentários
Loading...