Os sistemas militares ucranianos Starlink ficaram inativos durante duas horas e meia esta noite, segundo indicou um comandante sénior da Ucrânia, devido a uma interrupção global no provedor de internet via satélite.
Recorde-se que as forças de Kiev dependem fortemente de milhares de terminais Starlink da SpaceX para comunicações no campo de batalha e operações com drones, que têm provado ser resistentes à espionagem e ao bloqueio de sinais ao longo de três anos e meio de conflito.
A maior interrupção internacional da Starlink, causada por uma falha interna de software, deixou dezenas de milhares de utilizadores offline. “O Starlink está inoperante em toda a frente”, escreveu Robert Brovdi, comandante das forças de drones da Ucrânia, na rede social Telegram às 22h41. Viria a atualizar o post à 1h05, garantindo que o problema tinha sido resolvido. No entanto, alertou que o incidente destacou o risco de dependência dos sistemas e pediu a diversificação dos métodos de comunicação e conectividade.
“Foram realizadas missões de combate sem transmissão (de vídeo), o reconhecimento do campo de batalha foi feito com drones de ataque”, escreveu Brovdi.
Oleksandr Dmitriev, fundador do OCHI, um sistema ucraniano que centraliza feeds de milhares de equipas de drones na linha de frente, disse à Reuters que a interrupção mostrou que depender de serviços em nuvem para comandar unidades e retransmitir reconhecimento de drones no campo de batalha era um “risco enorme”.
“Se a conexão com a internet for perdida… a capacidade de conduzir operações de combate praticamente desaparece”, explicou, pedindo uma mudança para sistemas de comunicação locais que não dependam da internet.
Embora a Starlink não opere na Rússia, as autoridades ucranianas disseram que as tropas de Moscovo também estão a usar amplamente os sistemas nas linhas de frente da Ucrânia.
Elon Musk pediu desculpas pela interrupção na noite desta quinta-feira: “O problema de rede foi resolvido e o serviço Starlink foi restaurado”, escreveu a conta oficial da empresa no ‘X’ “Entendemos a importância da conectividade e pedimos desculpas pela interrupção.”
Musk republicou a mensagem, tendo-se desculpado pessoalmente pela interrupção e garantido aos utilizadores que seria apenas temporária. “A SpaceX resolverá a causa raiz para garantir que isso não aconteça novamente”, escreveu o bilionário da tecnologia.
The network issue has been resolved, and Starlink service has been restored. We understand how important connectivity is and apologize for the disruption.
— Starlink (@Starlink) July 25, 2025














