Nos primeiros seis meses do ano entraram nos cofres públicos quase 23,3 mil milhões de euros. Os dados da síntese de execução orçamental divulgada pela Direção-Geral de Orçamento (DGO) mostram que o Estado arrecadou no primeiro semestre a maior receita fiscal desde 2010.
O encaixe de receita fiscal representa uma subida de 30,4% em comparação com o período homólogo do ano anterior, revela a análise feita pelo ‘Jornal de Negócios’. Face ao mesmo período de 2019, em pré-pandemia, também se regista uma subida, desta vez na ordem dos 14%.
O período onde se registou um valor mais aproximado foi entre janeiro e junho de 2019, quando entraram nos cofres do Estado cerca de 20,1 mil milhões de euros.
No período em análise as administrações locais também encaixaram o valor mais alto dos últimos 10 anos, de acordo com o jornal, tendo arrecadado 1,79 mil milhões de euros, o que mostra que receberam, em média, 9,93 milhões de euros por dia.






