Recebeu uma mensagem dos CTT a oferecer um telemóvel? Cuidado, é uma burla

Se recebeu uma mensagem em nome dos CTT, sob o disfarce de um concurso em que se ganha um telemóvel, pode estar a ser alvo de uma tentativa de burla. A SMS está a circular desde a semana passada, onde é referida uma tentativa de contacto para atribuição de um prémio e enviado um link com mais detalhes.

“Estes SMS são fraudulentos”, garante a empresa através do site e das redes sociais.

Estas tentativas de burla são vulgarmente chamadas de tentativas de phishing. Com recurso a informação que o utilizador conhece (como uma marca, por exemplo), os burlões tentam levar a vítima a fazer alguma coisa, como, por exemplo, fazer um pagamento falso ou ceder dados pessoais.

“Caso receba estes SMS, que representam um esquema de phishing, através do qual uma entidade desconhecida pretende obter dados privados, não descarregue anexos nem aceda a links e apague o SMS”, alerta a companhia.

A empresa informa ainda que “já estão a ser efetuadas diligências junto das entidades competentes”.

O que deve fazer caso receba estes SMS, email ou outras formas que representam um esquema de phishing:
– Não descarregar anexos;
– Não aceder a links;
– Apagar os SMS ou emails recebidos;
– Tenha a certeza de que está a aceder a um site autorizado dos CTT, utilize “ctt.pt” em vez de uma ligação incluída noutra fonte;
– Avisar as autoridades competentes.

O conhecimento e reconhecimento de emails fraudulentos e de tentativas de phishing são muito importantes para se proteger contra roubos e outros crimes relacionados.

Conheça as características de um email fraudulento:
Logótipos: Um email que contenha logótipos de tamanho irregular ou alterado;
Erros Gramaticais: Erros gramaticais e o uso excessivo de pontos de exclamação;
Erros Ortográficos: Palavras escritas de forma incorrecta;
Sentido de Urgência: Mensagens alarmantes solicitando a ação imediata;
Pedidos Inesperados: Um pedido na tentativa de obter dinheiro, informação financeira (por exemplo: números de contas bancárias ou cartões de pagamento);
Falhas de comunicação: Um email que não fornece um método alternativo para comunicar a informação solicitada (ou seja, telefone, correio ou locais físicos);
Link Fraudulento: Links que aparentam direcioná-lo para um site conhecido e seguro, mas na realidade, encaminha-o para outro local, potencialmente, fraudulento.

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
Loading...

Multipublicações

Marketeer
178 restaurantes juntam-se à Rota de Tapas Estrella Damm
Automonitor
Quer o novo Peugeot 208? Encomendas abrem hoje…