Recebeu uma mensagem com seis dígitos no WhatsApp? Não responda, é um esquema

O mais recente ‘esquema’ que surgiu no WhatsApp é particularmente perigoso porque utiliza os contactos de confiança dos utilizadores para enviar um código com o objetivo de piratear as respetivas contas na aplicação de mensagens.

O código pode ser enviado por um familiar, amigo, colega de trabalho, entre outros contactos mais próximos em que normalmente confiamos. É por isso que tem de se ter muito cuidado.

Trata-se de ataque em cadeia que já dura há vários meses e que está a usar pessoas que foram enganadas para enganar outras. Então, se alguém lhe enviar uma mensagem a dizer algo como: “Enviei-lhe um código de 6 dígitos por engano. Pode enviá-lo de volta para mim?”, desconfie e não caia na armadilha.

Este código é nada mais nada menos do que o código de identificação do WhatsApp. E se alguém o pedir é porque está a tentar piratear a sua conta, usando o seu número de telefone. São precisos esses seis números para confirmar que é o utilizador em causa e, se essa informação for fornecida, pode perder o controlo sobre a sua conta.

Se responder à mensagem com os tais seis dígitos, o seu número de telefone pode fazer o mesmo aos contactos que tem na lista telefónica, para que outras contas sejam apropriadas, daí tratar-se de um ataque em cadeia.

Além de ter cuidado, o melhor que pode fazer para evitar estas tentativas de roubo de dados é permitir a verificação em duas etapas no WhatsApp.

Esta proteção requer a utilização de um código adicional de seis dígitos, um que o próprio utilizador escolhe, bem como uma senha que deve introduzir para aceder à conta. Juntamente com o número aleatório de seis dígitos que o WhatsApp gera ao iniciar sessão, ter este segundo filtro torna mais difícil o acesso à sua conta.

Ler Mais

Comentários
Loading...