Recebe reforma da Caixa Geral da Aposentações? Hoje conte com um bónus de até 200 euros

O suplemento extraordinário será pago apenas uma vez, mas com montantes distintos consoante o valor da pensão

Executive Digest
Setembro 19, 2025
6:00

Os pensionistas por aposentação, reforma e sobrevivência da Caixa Geral de Aposentações e os da banca, com pensões até 1.567,5 euros, vão receber o suplemento extraordinário até 200 euros esta sexta-feira.

O suplemento extraordinário será pago apenas uma vez, mas com montantes distintos consoante o valor da pensão.

Para pensões de montante igual ou inferior a 522,5 euros, o suplemento a receber é de 200 euros. No caso de pensões superiores a 522,5 euros, mas iguais ou inferiores a 1.045 euros, o bónus é de 150 euros. Por fim, os pensionistas que ganhem mais de 1.045 euros e até 1.567,5 euros, receberão 100 euros.

Segundo consta na nota do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, a maior parte dos pensionistas (48,8%) vão beneficiar de 200 euros de suplemento, enquanto 37,9% receberão 150 euros. Os suplementos atribuídos no valor de 100 euros destinam-se a 7,4% dos pensionistas.

O suplemento será pago de forma automática e em conjunto com as pensões, não sendo necessário qualquer pedido por parte dos beneficiários.

Vai impactar o IRS ou o CSI?

Não haverá retenção na fonte sobre o valor do suplemento extraordinário. No entanto, quem não esteja isento de IRS verá esse ganho extra refletido no imposto do ano que vem. Ainda que possa ser uma pequena diferença, pode implicar receber menos reembolso, não receber de todo ou ter de pagar IRS em 2026.

No que diz respeito ao Complemento Solidário para Idosos (CSI), o suplemento “não releva para efeitos de cálculo do montante do complemento solidário para idosos”, lê-se no decreto-lei. Além disso, o mesmo documento esclarece que o montante correspondente ao suplemento não pode ser penhorado.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.