
Quem foi o responsável pelo colapso do Silicon Valley Bank? Dedos estão apontados ao CEO Greg Becker
Quem foi o culpado pelo colapso do Silicon Valley Bank (SVB)? Segundo o sector da tecnologia, há que apontar o dedo ao CEO, Greg Becker, por ter permitido que o banco entrasse na história como a segunda maior falência bancária já registada nos Estados Unidos.
Segundo um funcionário do SVB, que falou sob anonimato, mostrou-se perplexo com a forma como Becker reconheceu publicamente a extensão dos problemas financeiros do banco antes de conseguir o apoio financeiro necessário para enfrentar a tempestade, uma situação que preparou o terreno para pânico registado pelos clientes.
“Foi absolutamente idiota”, frisou o funcionário, em entrevista à ‘CNN’. “Foram muito transparentes. É exatamente o oposto daquilo que se veria num escândalo. Mas a sua transparência e franqueza acabaram com eles.”
Becker e a sua equipa revelaram, na noite da passada quarta-feira, ter a esperança, mas sem compromisso firme, de levantar 2,25 biliões de dólares em capital, bem como 21 biliões em vendas de ativos que geraram uma perda de 1,8 biliões de dólares.
A notícia causou uma onda de medo em Silicon Valley, onde o banco atuou como um importante credor para startups de tecnologia, sendo que muitos entraram em pânico, retirando 42 biliões de dólares logo na quinta-feira, quando as ações do Silicon Valley Bank caíram 60%, segundo os registos dos reguladores da Califórnia.
“As pessoas estão chocadas com o quão estúpido o CEO foi”, apontou fonte do SVB. “Está no mercado há 40 anos e dizem que não conseguem arrecadar 2 biliões de forma privada? Pegue num jato e voe para o Kuwait, como faz toda a gente, e dê-lhes o controlo de um terço do banco.”
Jeff Sonnenfeld, CEO do ‘Chief Executive Leadership Institute’ (CELI) da Yale School of Management, frisou à CNN que a liderança do SVB merece críticas pela sua “execução malfeita e surda”. “Alguém acendeu um fósforo e o banco gritou ‘Fogo'”, explicou o especialista, garantindo que o anúncio de quarta-feira foi “desnecessário” uma vez que o banco tinha capital suficiente muito além dos requisitos regulatórios e não havia necessidade de revelar simultaneamente a perda de 1,8 biliões de dólares.
“Compreensivelmente provocou uma histeria generalizada que resultou numa corrida para retirar os depósitos”, frisou.
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, já garantiu que as autoridades vão examinar de perto todas as partes envolvidas no colapso do banco. “Estou firmemente comprometido em responsabilizar totalmente os responsáveis pela confusão e em continuar os nossos esforços para fortalecer a supervisão e regulamentação de bancos maiores, para que não fiquemos nesta posição novamente”, referiu.
No entanto, o Fed (Federal Reserve) também merece parte da culpa. “Não deve haver dúvidas de que o colapso do SVB foi resultado direto dos aumentos persistentes e excessivos das taxas de juro do Fed”, apontou. Porquê? A guerra
De sua parte, Sonnenfeld e Tian argumentam que Jerome Powell, a escolha de Biden para liderar o Federal Reserve, e seus colegas merecem pelo menos parte da culpa.
“Não deve haver dúvidas de que o colapso do Silicon Valley Bank foi resultado direto dos aumentos persistentes e excessivos das taxas de juros do Fed”, escreveram eles.