Quem é Axel Lehmann, o sucessor de Horta-Osório na liderança do Credit Suisse?

Axel Lehmann vai suceder a António Horta-Osório como Presidente do Credit Suisse Group, após o português se ter demitido do cargo esta segunda-feira. 

O executivo ingressou no conselho do Credit Suisse em outubro para chefiar o comité de risco após uma série de escândalos, revela a ‘Reuters’. Tem 62 anos, é cidadão suíço e esteve ligado ao UBS desde 2009, onde assumiu vários cargos de chefia, tornando-se posteriormente Presidente de Personal and Corporate Banking e Presidente do UBS Suíça entre 2018 e 2021.

Com uma carreira inicialmente ligada ao setor dos seguros, o executivo passou também por empresas como a Swiss Life ou pela Zurich, onde acabou por ser Diretor de Risco da seguradora.

Enquanto estava no UBS, Lehmann “ajudou a estabelecer “fábricas digitais” em Zurique para desenvolver e lançar novas plataformas online para os seus clientes em todo o mundo”, explica a ‘Reuters’.

Foi para aproveitar este know-how que foi chamado para o Credit Suisse. Para além de assumir a pasta de gestão de risco do banco, os seus conhecimentos e interesse pelo digital podiam ser uma grande mais valia para o grupo.

Agora assume o papel mais preponderante dentro do grupo suíço, o de Presidente, afirmando que não irá pedir ao banco mudar o curso de recuperação definido por Horta-Osório ou pelo CEO Thomas Gottstein.

“A estratégia não está em discussão”, disse Lehmann à ‘Reuters’ esta segunda-feira, acrescentando que Gottstein era “absolutamente central” para o banco.

Ler Mais


Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.