
Quatro em cada cinco consumidores europeus querem uma indústria automóvel mais sustentável, aponta sondagem: mais de um terço dos inquiridos não quer pagar mais
Quatro em cada cinco consumidores europeus querem ajudar a tornar a indústria automóvel mais sustentável, revelou esta sexta-feira um estudo recente da PETRONAS Lubricants International (PLI). segundo a sondagem, mais de um terço dos inquiridos (38%) não está na disposição de pagar mais por produtos alternativos.
O aumento do custo de vida e dos preços da energia estão a levar os consumidores em todos os países a “apertar os cordões à bolsa”, o que dificulta a opção por soluções mais sustentáveis, apontou o inquérito.
A sondagem da PLI, a 7 mil consumidores em seis países europeus, apontou ainda que há diferenças geracionais – por exemplo, 46% dos inquiridos da Geração Z está disposto a pagar entre 11 e 20% a mais por produtos mais ‘verdes’, mas para a maioria (62%) dos inquiridos com idade superior a 55 anos os preços destes produtos não deveriam ser superiores, um indicador das disparidades geracionais existentes no que toca a uma visão mais ampla sobre a sustentabilidade.
O estudo revelou ainda que há um certo nível de entendimento entre os inquiridos dos principais fatores que podem afetar a pegada de carbono de um veículo, sublinhando que há riscos de que alguns deles sejam negligenciados para economizar dinheiro a curto prazo.
Assim, os cinco principais fatores de impacto são: utilizar o combustível certo (77%); idade do veículo (75%); os hábitos de condução (73%); a manutenção do veículo (72%) e o lubrificante escolhido (71%).
A sondagem da PLI apontou ainda uma lacuna na compreensão do que fazer mais para contribuir para a sustentabilidade: em média, 12% dos europeus não sabe o que fazer para reduzir a pegada de carbono do seu veículo, o que pode tornar-se uma oportunidade para os líderes do sector para definirem um “roteiro” claro para que os condutores façam escolhas mais informadas.
Não se trata apenas do combustível que colocamos nos nossos carros; outros elementos devem ser considerados, como a escolha dos lubrificantes adequados. Os melhores fluidos podem levar a economias de combustível na ordem dos 3% e otimizar a eficiência térmica, contribuindo para a poupança geral e um melhor desempenho do veículo.
Por último, 40% dos inquiridos acreditam que a indústria automível poderia fazer mais para tornar os veículos mais sustentáveis: 83% desejam que as empresas se comprometam a fazer mais.
“O aumento do custo de vida é algo que estamos a enfrentar em todos os cantos do mundo. Neste momento, o sector automóvel está a pressionar mais, e a inovar ainda mais, para fazer a transição para soluções que melhoram o nosso planeta. Cabe às empresas mostrar aos condutores que existem soluções e passos económicos ao nosso alcance, como a manutenção regular dos veículos, escolher fluidos e lubrificantes que economizam combustível e melhoram o desempenho de carros ‘tradicionais’, híbridos e elétricos, ou escolher embalagens feitas de feitas de plástico reciclado”, apontou Domenico Ciaglia, managing director EMEA da PETRONAS Lubricants International.
“Na PLI dedicamo-nos a ajudar os nossos clientes a entender que cuidar do seu veículo não precisa de ser uma tarefa difícil ou assustadora. Queremos mudar a mentalidade dos consumidores e ajudá-los a fazer a melhor escolha para os seus veículos, mostrando que é possível conseguir mudanças positivas na indústria automóvel”, sustentou o responsável.