
Quase metade dos patrões em Portugal não tem escolaridade ou concluiu apenas o ensino básico
Celebra-se hoje o Dia Nacional do Empresário, e de acordo com dados apurados pelo Portal Pordata, quase metade dos empregadores em Portugal não tem escolaridade ou concluiu apenas o ensino básico.
De acordo com os dados do portal em 2021, 47% dos empregadores de empregadores em Portugal não tinham escolaridade ou concluíram apenas o ensino básico. Os dados são porém otimistas tendo em conta que em 1992 esta percentagem era de 78,5%.
Apesar disso, no contexto europeu este valor representa 7,86% dos empregadores, fazendo de Portugal um dos países com mais empregadores nesta situação.
Destaca-se que no período de tempo analisado Portugal diminuiu o número de empregadores nesta situação em 198,439%, sendo atualmente o 5 país da União Europeia com os empregadores menos instruídos.
Hoje assinala-se o Dia Nacional do Empresário. Sabia que, quase metade dos empregadores em Portugal não tem escolaridade ou concluiu apenas o ensino básico? É o país da UE com esta % mais elevada.
— PORDATA (@PORDATA) November 25, 2022
O Dia Nacional do Empresário assinala-se esta sexta-feira, com o objetivo de destacar o empresário nacional e o empreendedorismo em território nacional. Neste dia as empresas e as associações realizam sessões dirigidas a jovens empresários e ações de promoção de contacto e de interação entre quadros empresariais.
Os municípios costumam normalmente receber associações de empresários e assinam-se protocolos de cooperação, tudo com o fim de reunir os empresários e de criar um clima de entreajuda, que permita a promoção de oportunidades, de ideias e de negócios.