Quase metade da população vai pagar menos IMI este ano

O IMI vai baixar em 2021 para quase metade da população portuguesa, avança o ‘Negócios’, adiantando que em 84 municípios, os detentores de imóveis até 31 de dezembro de 2020, vão poder beneficiar de uma redução nas taxas deste imposto.

Segundo a mesma publicação, que teve por base a lista de taxas comunicadas pelas câmaras à Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), os municípios em questão são alguns dos mais populosos de Portugal, o que faz com que 47,7% da população beneficie da descida.

Para além disso, cerca de 179 câmaras municipais, o que corresponde a mais de metade, tomaram a decisão de aplicar, em 2021, a taxa mínima do imposto, de 0,3%, de acordo com o jornal.

Só Lisboa e Porto, que fazem parte da lista de 10 concelhos com maior população, não vão ter uma redução na taxa de IMI, segundo a mesma publicação, que explica que no primeiro caso já está implementada a taxa mínima de 0,3% e no segundo a autarquia preferiu manter os 0,324% que se aplicam desde o ano passado.

Do lado oposto estão Sintra, Loures, Cascais, Amadora e Oeiras, na Área Metropolitana de Lisboa e também Vila Nova de Gaia, Matosinhos, Guimarães, Maia ou Santa Maria da Feira, na região Norte. Todas vão beneficiar de uma descida na taxa de IMI.

De recordar que este é um imposto municipal, que vê a sua receita revertida para as autarquias, com taxas que oscilam entre os 0,3% e os 0,45%. Os proprietários dos imóveis devem proceder ao seu pagamento a 31 de dezembro de cada ano.

Ler Mais

Comentários
Loading...