Quarentena não impede corrida às tecnologias. Produtos vão faltar a partir da próxima semana

A venda de produtos tecnológicos dispararam com as vendas a duplicar. Numa só semana venderam-se 200 mil produtos. A oferta está a diminuir e anuncia-se a rutura a partir de 8 de abril.

Sónia Bexiga

Portugal está à beira de uma rutura de stock dos produtos tecnológicos, nomeadamente de consolas, laptops e eletrodomésticos, num cenário que pode concretizar-se já a partir do próximo dia 8 de abril, sobretudo nos principais retalhistas, segundo as estimativas da especialista em e-commerce KuantoKusta (KK), anunciadas esta terça-feira.

Segundo apurou a especialista, ‘desapareceram’ do mercado 200 mil produtos (num total de 2,2 milhões de euros) que a plataforma tem entre os seus registos, sendo que a grande maioria se prende com a categoria tecnológica. Ainda assim, a empresa sublinha que a parceria existente com mais de 800 lojas em Portugal permitirá encontrar alternativas face a outras sem stock.

“O cerco cada vez maior que se verifica ao mercado espanhol devido ao cornavirus está na origem da rutura que se vai verificar em semana e meia, pois é a grande fonte que alimenta o mercado nacional. Os serviços fecham, as fábricas fecham e os distribuidores estão sem produtos”, explica Paulo Pimenta, CEO do KK.

A KK refere ainda que as encomendas têm duplicado de semana para semana e que ‘não há mãos a medir’, mas que depois há falta de produto para dar resposta.

“A seguir aos produtos tecnológicos, poderemos vir a verificar quebras noutras categorias, nomeadamente nas áreas de casa, saúde e beleza, pois são produtos que, devido ao custo da mão de obra mais competitiva, têm origem em mercados como a China e a Malásia”, adianta o responsável.

Continue a ler após a publicidade

“Acreditamos que no espaço de um mês desaparecerão do mercado mais 440 mil produtos do nosso catálogo, pois não há mãos a medir e o mercado de e-commerce pode também estagnar”, conclui Paulo Pimenta.

O paradigma de consumo está a mudar, e de forma radical, e hoje os produtos que os portugueses mais procuram nesta plataforma são: primeiro, as passadeiras elétricas (habitualmente em 100º lugar do ranking), destacando-se em quarto lugar as impressoras multifunções (habitualmente em 150º lugar do ranking), e ainda, em décimo lugar, as bicicletas elétricas (habitualmente em 200º lugar do ranking).

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.