Qual a geração com maior dificuldade em desligar-se nas férias?

Um relatório da Hays conclui que os profissionais têm dificuldade em desligar-se do trabalho, sobretudo durante as férias. O “problema” afecta todas as gerações, mas umas mais do que outras.

De acordo com o estudo, intitulado “Geração Z: os nativos digitais no mercado laboral”, 61% dos baby boomers (nascidos entre 1946 e 1964) admitem que consultam frequentemente o telemóvel e o portátil da empresa, durante as férias.

No entanto, a Hays nota que «esta tendência parece ter vindo a decrescer a cada nova geração». Dentro do universo de inquiridos, esta percentagem desce para 51% e 33% junto da geração X (nascidos entre 1965 e 1980) e millennials (nascidos entre 1981 e 1994), respectivamente. «Os millennials já estão menos propensos a consultar o telemóvel e o portátil durante as férias e por isso, é expectável que a geração Z ainda o faça com menos frequência», antecipa.

Quando questionados se consultam o telemóvel ou o portátil da empresa fora do horário laboral, 66% dos baby boomers, 60% da geração X e 49% dos millennials responderam afirmativamente.

Além disso, 50% dos baby boomers, 65% da geração X, 80% dos millenials e 74% da geração Z (nascidos entre 1995 e 2012) apontam que gostariam de trabalhar numa empresa que não permitisse trabalhar horas extra, responder a e- mails ou atender chamadas fora do horário de trabalho. «Este equilíbrio entre a vida pessoal e profissional é mais expectado pelas gerações mais recentes. Por isso, é que os principais benefícios que valorizam num empregador passam pela flexibilidade de trabalho e possibilidade de trabalhar a partir de casa», constata a Hays.

No entanto, ao avaliar o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, verifica-se o contrário. Os millenials dão uma avaliação menos positiva, enquanto os baby boomers uma mais positiva, apesar destes últimos serem os que mais consultam os dispositivos da empresa fora do horário laboral e até mesmo de férias.

Fonte: Human Resources Portugal

Leia mais notícias sobre gestão de pessoas em www.hrportugal.pt

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
Loading...

Multipublicações

Marketeer
Morreu Alexandre Soares dos Santos
Automonitor
MotoGP tem novo Safety Car: BMW M8