Quais são as cidades europeias com CEO mais antigos? Há uma portuguesa em destaque

Braga ficou em terceiro lugar, com uma média de 9,2 anos de atividade. Nos últimos anos, Braga tem-se afirmado como um centro tecnológico e empresarial fundamental no norte, bem como para as empresas que pretendem afastar-se da agitada Lisboa

Executive Digest
Agosto 23, 2024
13:34

Um estudo recente analisou as cidades e os países do mundo com os diretores executivos (CEO) mais antigos, sendo que há sete cidades europeias entre as 20 primeiras: uma análise recente da ‘BusinessFinancing.co.uk’ debruçou-se sobre as cidades e os países do mundo com os diretores executivos mais antigos, analisando os currículos de 100 mil CEO de todo o mundo.

A cidade grega de Salónica ficou em primeiro lugar, com uma média de 9,5 anos de mandato dos CEO. Depois de ter ultrapassado a crise da dívida do país na sequência da crise bancária mundial de 2007 e 2008, as cidades gregas parecem estar a prosperar. Salónica é agora um centro europeu de tecnologia, ciências da vida e empreendedorismo em crescimento, competindo com cidades como Lisboa. A cidade grega tem atraído tanto investidores como empresas.

A empresa de comércio eletrónico de mobiliário Pakketo, a empresa mineira sustentável EcoResources e a empresa Web3 Mysten Labs estão entre as mais populares empresas em fase de arranque a operar em Salónica. Gigantes mundiais como a Google, a Amazon e a Microsoft também investiram significativamente na cidade, sob a forma de centros regionais de serviços de computação em nuvem e outras instalações, lembrou o site ‘Euronews’.

Portugal é popular entre as empresas

Braga ficou em terceiro lugar, com uma média de 9,2 anos de atividade. Nos últimos anos, Braga tem-se afirmado como um centro tecnológico e empresarial fundamental no norte, bem como para as empresas que pretendem afastar-se da agitada Lisboa.

A Alemanha, o Reino Unido e a Itália também valorizam os CEO de longa duração

Em quinto lugar ficou a cidade alemã de Chemnitz, onde os diretores executivos tendem a permanecer no cargo durante 8,7 anos. Em sexto lugar ficou Hereford, no Reino Unido, com uma média de 8,6 anos de permanência. Southend-on-Sea e Stirling, também no Reino Unido, ficaram em 11º e 18º lugares, respetivamente, com uma média de permanência dos diretores-gerais de 7,5 anos e 7,3 anos.

Em Florença, Itália, que ocupa o 20º lugar, a duração média do mandato do CEO é de 7,1 anos.

Fora da Europa, de acordo com o estudo, os países com CEO mais antigos são o Líbano, com uma média de 8,5 anos, o Turquemenistão, com uma média de 7,9 anos, e a China, cujos CEO têm uma média de 6,8 anos.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.