O presidente da Rússia, Vladimir Putin, propôs esta quarta-feira à Europa que torne a Turquia o centro de distribuição do gás russo perante as ameaças diante do “terrorismo internacional” que desativou os gasodutos Nord Stream. “Quanto ao gás russo, vamos definitivamente libertá-lo para o mercado global. O gasoduto da Força Siberiana (para a China) e o TurkStream mostraram-se eficazes”, apontou, na sessão plenária de Cimeira de Energia da Rússia.
No caso da TurkStream, que transporta gás russo para a Turquia e vários países do sul da Europa, é um “volume de 14 mil milhões de metros cúbicos de gás, explicou. “Não é muito mas é o suficiente”, destacou Putin, lembrando que o gasoduto Nord Stream 2, que não foi totalmente danificado, contabiliza cerca de 27,5 mil milhões de metros cúbicos por ano.
“O trânsito perdido pela rota do Mar Báltico (via Nord Stream) poderia ser transportado para o Mar Negro. E poderíamos garantir as principais rotas para a Europa através da Turquia, tornando-o um centro importante se os nossos parceiros europeus estiverem interessados”, disse o presidente russo.
Já a Turquia, através do ministro de Energia e Recursos Naturais, Fatih Donmez, garantiu que a proposta do presidente russo é nova em Ancara e precisa de ser estudada em pormenor mas que tecnicamente pode ser possível.
“Quanto à proposta de Vladimir Putin, claro, ouvimos pela primeira vez. Provavelmente é muito cedo para dizer que sabemos como fazê-lo. Para nós, esta é uma nova proposta. Precisamos de discutir questões técnicas, comerciais e legais”, disse o ministro.






