Putin considera que ainda não há condições para um cessar-fogo

Esta foi a resposta do líder italiano, quando questionado pelos jornalistas sobre um telefonema que tinha feito com Putin no dia anterior.

Simone Silva

O presidente russo, Vladimir Putin, disse ao primeiro-ministro italiano que ainda não havia condições para um cessar-fogo na Ucrânia, revelou Mario Draghi esta quinta-feira em conferência de imprensa.

Segundo a ‘Reuters’, esta foi a resposta do líder italiano, quando questionado pelos jornalistas sobre um telefonema que tinha feito com Putin no dia anterior.



Draghi disse ainda que Putin lhe transmitiu que os atuais contratos de gás continuam em vigor e que as empresas europeias continuarão a pagar em euros e dólares, e não em rublos.

“O que eu entendi, mas posso estar errado, é que a conversão do pagamento… é um assunto interno da Federação Russa”, afirmou Draghi na mesma ocasião.

Questionado sobre o aumento dos gastos com defesa após a invasão da Ucrânia pela Rússia, Draghi referiu que a Itália irá atingir a meta da NATO, de gastar 2% do PIB em defesa até 2028.

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que matou pelo menos 1.189 civis, incluindo 108 crianças, e feriu 1.901, entre os quais 142 crianças, segundo os mais recentes dados da ONU, que alerta para a probabilidade de o número real de vítimas civis ser muito maior.

A guerra provocou a fuga de mais de 10 milhões de pessoas, incluindo mais de 4 milhões de refugiados em países vizinhos e quase 6,5 milhões de deslocados internos.

A ONU estima que cerca de 13 milhões de pessoas necessitam de assistência humanitária na Ucrânia.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.