A PSP anunciou esta segunda-feira a detenção de três jovens, menores de idade, suspeitos das violentas agressões contra um imigrante em Olhão, em janeiro. A informação foi adiantada esta segunda-feira em conferência de imprensa do Comando Distrital da PSP de Faro.
Entre os envolvidos, há mais menores que, por terem menor de 16 anos, terão o processo remetido para o Tribunal de Família e menores. Os agressores são suspeitos de outros episódios de violência.
Segundo revelou a PSP, a investigação incluiu a visualização de 20 mil vídeos e centenas de horas de filmagens de câmaras de videovigilância, que permitiram chegar ao grupo suspeito. A operação que envolve o caso incluiu seis buscas domiciliárias, para além da detenção dos três jovens, que, segundo as autoridades “eram os mais ativos” e violentos do grupo.
“Até ao momento identificaram-se 11 jovens, 8 rapazes de 3 raparigas, com idades entre os 14 e 16 anos, que participaram ou presenciaram os atos violentos”, anunciou a polícia. O grupo está relacionado com oito ocorrências, cinco roubos e três agressões, todas ocorridas em janeiro.
Os agressores são estudantes e residem em Olhão. Comunicavam uns com os outros num grupo fechado do Instagram e escolhiam vítimas vulneráveis “em razão da sua nacionalidade, que pela condição social”, para levar a cabo atos “de violência gratuita”.
Para além das motivações, de roubo e ofensas à integridade física qualificada. procuravam, segundo a PSP “a promoção da sua afirmação nas ruas de Olhão”.
“Estão indiciados por cinco crimes de roubo, quatro de ofensa à integridade física qualificada e um de dano ou violência”, explicou a PSP. Nenhuma das vítimas estrangeiras dos roubos apresentou queixa, o que demonstra vulnerabilidade. A investigação apurou que o grupo também agrediu um sem-abrigo, que ainda não foi identificado pela PSP.
A PSPA apelou aos mais jovens para aderirem “a uma cultura de inclusão e não violência, de respeito por todos”, desafiando e combatendo atos de violência como estes, “também através de oportuna comunicação à polícia”.
O anuncio surge depois de a PSP anunciar uma operação de investigação criminal em Olhão, no Algarve, tendo como alvo precisamente o grupo de jovens que agrediu um imigrante nepalês a 25 de janeiro.
“O Comando Distrital da PSP de Faro informa que está a proceder a uma operação policial de investigação criminal visando o grupo de jovens que agrediu um cidadão em Olhão, amplamente divulgado nos OCS [órgãos de comunicação social] e redes sociais no passado dia 02 de fevereiro”, informou a PSP.
As agressões foram filmadas e as imagens divulgadas no início de fevereiro nas redes socias. A vítima viu também ser-lhe levada a mochila que tinha consigo e chegou a implorar para que o parassem de espancar e não lhe tirassem os documentos.
O caso levou o Presidente da República a Olhão, para dar um aula numa escola secundária, onde condenou o episódio e pediu justiça.







