PRR: Execução segue em 17% e pagamentos sobem para 1.515 milhões de euros até março

A execução do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) manteve-se em 17% até ao início de março e os pagamentos aos beneficiários diretos e finais ascenderam a 1.515 milhões de euros, 9% do total, foi anunciado.

Executive Digest com Lusa

A execução do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) manteve-se em 17% até ao início de março e os pagamentos aos beneficiários diretos e finais ascenderam a 1.515 milhões de euros, 9% do total, foi anunciado.

Escolha a Executive Digest como fonte preferida no Google Escolher ›

De acordo com o último ponto de situação operacional do PRR, reportado a 01 de março, a execução do plano continuou em 17% dos marcos e metas acordados com Bruxelas.

O Governo definiu como meta atingir 32% de execução até ao final do ano, percentagem que ainda pode sofrer alterações face à reprogramação do PRR.

Por sua vez, os pagamentos aos beneficiários subiram para 1.515 milhões de euros, 9% do total, quando, em 22 de fevereiro, estavam em 1.505 milhões de euros.

Com os maiores pagamentos ficaram as empresas públicas (507 milhões de euros), as entidades públicas (292 milhões de euros), as escolas (215 milhões de euros) e as empresas (175 milhões de euros).

Continue a ler após a publicidade
Continue a ler após a publicidade

Seguem-se as famílias (130 milhões de euros), as autarquias e áreas metropolitanas (107 milhões de euros), as instituições do ensino superior (41 milhões de euros), as instituições da economia solidária e social (37 milhões de euros) e, por último, as instituições do sistema científico e tecnológico (11%).

As aprovações de investimentos estão agora em 73%, o que corresponde a 12.123 milhões de euros.

Destacam-se aqui as entidades públicas (4.017 milhões de euros), as empresas (3.109 milhões de euros), as empresas públicas (2.218 milhões de euros) e as autarquias e áreas metropolitanas (1.186 milhões de euros).

Com montantes inferiores ficaram as instituições do ensino superior (611 milhões de euros), as instituições do sistema científico e tecnológico (300 milhões de euros), as instituições da economia solidária e social (289 milhões de euros), as escolas (253 milhões de euros) e as famílias (139 milhões de euros).

O PRR recebeu 150.878 candidaturas e conta com 96.370 aprovadas.

Continue a ler após a publicidade

O montante total do PRR (16.644 milhões de euros), gerido pela Estrutura de Missão Recuperar Portugal, está dividido pelas suas três dimensões estruturantes – resiliência (11.125 milhões de euros), transição climática (3.059 milhões de euros) e transição digital (2.460 milhões de euros).

As três dimensões do plano apresentam uma taxa de contratação de 100%.

Da dotação total, cerca de 13.900 milhões de euros correspondem a subvenções e 2.700 milhões de euros a empréstimos.

Este plano, que tem um período de execução até 2026, pretende implementar um conjunto de reformas e investimentos tendo em vista a recuperação do crescimento económico.

Além de ter o objetivo de reparar os danos provocados pela covid-19, este plano tem ainda o propósito de apoiar investimentos e gerar emprego.

Continue a ler após a publicidade
Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.