Próxima semana à lupa: Dos mercados à economia – e outras coisas que precisa de saber

Esta semana foi uma montanha-russa para os mercados globais, com uma série de problemas bancários a desencadearem uma onda de pânico antes de se acalmar um pouco no final da semana. Por enquanto, o ambiente de risco é cautelosamente otimista, tentando obter algum alívio dos sentimentos pessimistas extremos. Esta instabilidade empurrou as expectativas de taxas para uma visão mais dovish’, e a próxima semana será decisiva para alguns bancos centrais, particularmente a Reserva Federal (Fed) dos EUA. As decisões sobre taxas de juros do Banco da Inglaterra (BoE) e do Banco Nacional Suíço (SNB) também serão importantes.

 

Eventos mais importantes da próxima semana

 

22 de março de 2023 (quarta-feira): decisão sobre a taxa de juros do Fed dos EUA

A recente instabilidade financeira global gerou expectativas de que a Fed pode ser forçada a colocar algum foco na estabilidade económica de curto prazo nas suas perspetivas de política, o que complica a luta contra a inflação ainda elevada. Um aumento de 25 pontos-base (pb) da Fed na próxima semana é o consenso geral (89,3% de probabilidade e apenas 10,7% duma pausa), enquanto os preços futuros dos Fed Funds sugerem que poderíamos ver o fim do ciclo de aumento das taxas em junho deste ano. Este é um grande contraste com a orientação dos formuladores de políticas anteriores.  Qualquer desvio de um movimento de 25 pontos-base pode potencialmente reacender o nervosismo do mercado. Um aumento de 50 pontos-base pode gerar preocupações sobre os efeitos colaterais do aperto agressivo da política monetária, enquanto uma pausa nas taxas pode sugerir que as consequências bancárias podem ser mais severas do que o esperado. As projeções económicas também estarão em foco e podem fornecer pistas sobre as perspectivas de política, com foco em saber se as projeções de inflação sofrerão uma revisão em baixa.

 

23 de março de 2023 (quinta-feira): decisão sobre a taxa de juros do BoE

A reunião anterior do BoE em fevereiro viu um movimento de 50 pontos-base, mas a atenção está no tom mais suave para a sua orientação futura, o que sugeriu que o ciclo de alta do banco central pode estar a chegar ao fim. As expectativas dovish foram ainda mais reforçadas após as recentes preocupações bancárias globais, com os futuros das taxas de juros a descontarem uma probabilidade de 40% de termos uma pausa na taxa do BoE na próxima semana. Esta é uma mudança radical dos 25% no início da semana e 10% no mês passado. Os investidores procurarão mais evidências de desinflação na taxa de inflação de fevereiro do Reino Unido, que será divulgada um dia antes da reunião, mas, no entanto, mais um ou dois movimentos de 25 pontos-base devem marcar o fim do ciclo de subidas.

 

23 de março de 2023 (quinta-feira): decisão sobre a taxa de juros do SNB

O SNB tem estado numa posição difícil ultimamente, com a inflação suíça acima do esperado a manter a pressão por políticas mais rígidas, mas terá que agir com cuidado com a atenção global a recair sobre os problemas do Credit Suisse. Tendo subido a taxa três vezes em 2022 para os 1%, a inflação permanece acima da meta de 3,4% em fevereiro. As especulações assumiram uma mudança menos agressiva esta semana, com o mercado à espera dum aumento de 25 pontos-base em vez do movimento de 75 pontos-base originalmente descontado no início do mês. Aderir a aumentos menores pode ser a abordagem preferida enquanto se espera que a incerteza acalme.

 

Nuno Mello
Analista da XTB

Ler Mais



loading...

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.