Próxima semana à lupa: Dos mercados à economia – e outras coisas que precisa de saber

Esta semana, os mercados voltaram a prolongar os ganhos da semana passada – com as equities e criptos em destaque. Enquanto que as commodities energéticas, como o petróleo voltaram a cair acentuadamente (-10% aproximadamente) e o dólar americano manteve-se lateral.

Para a próxima semana os investidores estarão atentos aos vários dados que serão divulgados sobre a economia americana, nomeadamente os dados sobre a inflação segundo o IPC e o PPI. A inflação continua a ser o principal driver para os mercados e para as políticas monetárias conduzidas pela Fed.

No entanto, os investidores também estarão atentos aos dados realizados pela Universidade de Michigan em relação ao sentimento dos consumidores americanos. Tanto os dados sobre a inflação como os dados realizados pela Universidade de Michigan deverão provocar períodos de maior volatilidade no dólar e nos índices bolsistas americanos.

Apesar da semana ser dominada pelos dados sobre a economia americana, os mercados ainda terão a possibilidade de assistir à publicação do relatório do PIB no Reino Unido. Recentemente o governador do Banco de Inglaterra manifestou algumas preocupações sobre o estado da economia britânica e disse que existe o risco do Reino Unido entrar em recessão já no 4º trimestre deste ano. Os investidores deverão acompanhar de perto também estes dados, sobretudo os traders que estão expostos à libra (GBP).

 

Henrique Tomé
Analista XTB

Ler Mais


Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.