Próxima semana à lupa: Dos mercados à economia – e outras coisas que precisa de saber

Esta semana ficou marcada pelo retomar o sentimento de risk-off nos mercados, depois de terem sido conhecidos os dados sobre a inflação nos EUA que, apesar de terem dado sinais de abrandamento, ficaram aquém das expectativas dos analistas. Os índices norte-americanos voltaram a registar em baixa, após a divulgação dos dados e aproximam-se agora da 6ª semana consecutiva de perdas.

Na próxima semana, serão divulgados vários indicadores económicos sobre as principais economias mundiais.

Os dados sobre as vendas a retalho nos EUA, mercado laboral na Austrália e os dados sobre a inflação no Canadá e no Reino Unido estão entre os destaques. Os investidores estarão especialmente atentos à situação na economia britânica que continua a preocupar o mercado, sobretudo depois dos últimos dados do PIB terem apresentado um recuo da economia no último mês. Os responsáveis do Banco de Inglaterra também já tinham alertado para o efeito negativo da inflação sobre a economia britânica e, tanto a libra (GBP) como o índice britânico (FTSE100) deverão registar períodos de maior volatilidade ao longo da próxima semana.

Além disso, durante a próxima semana vários membros da Reserva Federal Americana (Fed) deverão prestar declarações, sendo que o discurso do Chairman da Fed, Powell, será acompanhado de perto pelos investidores na quarta-feira, às 19h00.

Os mercados continuam nervosos com as políticas monetárias agressivas conduzidas pela Fed, pelo que ao longo da próxima semana as declarações de Powell poderão provocar novas reações nos mercados, nomeadamente nos ativos de risco.

 

Por Henrique Tomé

Analista XTB

Ler Mais


Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.