Todos os que têm atravessado as recentes ondas de calor vividas em Portugal conhecem a sensação de entrar num carro que ficou estacionado ao ar livre durante algumas horas: para resolver a questão, apontou a publicação ‘Euronews’, a marca japonesa Nissan indicou estar a desenvolver uma tinta automóvel que pode arrefecer o veículo.
Geralmente, as tintas para carros são feitas de resina, um material cujas moléculas vibram e geram calor sob o sol, o que faz aumentar a temperatura: no painel de um carro, esta pode chegar aos 70 graus Celsius num verão quente, segundo apontou um estudo publicado por investigadores da Universidade Estadual do Arizona e da Escola de Medicina da UC San Diego, nos Estados Unidos.
A pintura em desenvolvimento da Nissan contém um metamaterial com duas partículas de microestrutura: uma para bloquear e refletir os raios infravermelhos próximos da luz solar; outra para converter o calor em ondas eletromagnéticas e libertá-las no espaço acima da atmosfera da Terra. Ou seja, vai ajudar a evitar que a temperatura suba.
De acordo com a marca japonesa, o efeito da tinta é particularmente percetível quando um veículo fica estacionado ao sol por um longo período. Também ajuda a reduzir a necessidade de ligar o ar condicionado e a aliviar a carga do motor ou, se for um veículo elétrico, da bateria. A tinta branca ainda está em fase de testes.
Num teste de campo realizado em agosto de 2024 no Terminal Aéreo Internacional de Tóquio, no Japão, a tinta fria conseguiu reduzir as temperaturas das superfícies externas e da cabine em 12 e 5 graus, respetivamente, face à tinta automóvel tradicional.
Do cars need sunscreen too? 🚗🧴
Nissan believes so, and has been busy developing an automotive paint that can cool down the vehicle during heatwaves. The company says the effect is particularly noticeable when a vehicle is parked in the sun for an extended period. pic.twitter.com/OBpUURprqM
— Euronews Next (@euronewsnext) July 28, 2025













