Proposta de revisão salarial no setor bancário reprovada. Sindicatos recusam aumento de 0,4%

O Mais Sindicato e o Sindicato dos Bancários do Centro (SBC) informaram que o processo negocial do ACT do setor bancário para revisão da tabela e cláusulas de expressão pecuniária continua sem acordo. Sindicatos rejeitam aumento de 0,4% e vão recorrer à conciliação.

“No início deste processo, quando a taxa de inflação prevista ainda era de 0,3%, já as instituições de crédito (IC) subscritoras do acordo coletivo se desculpavam com a pandemia e a incerteza no futuro para não aumentar os trabalhadores bancários”, referem os sindicatos em comunicado.

Com o decorrer do ano a situação começou a apresentar-se mais favorável do que o expectável, “revelando lucros de milhões e permitindo distribuir dividendos pelos acionistas”, explicam os mesmos.

Depois de uma proposta inicial de atualização das tabelas em 0,2%, os sindicatos voltaram a recusar a última proposta de atualização por parte das IC de 0,4%, considerando este aumento “miserável e indigno”.

Lamentando não haver acordo numa altura em que as partes já deveriam estar a negociar a revisão para 2022, os sindicatos informaram que irão recorrer à conciliação, requerendo a intervenção da Direção-Geral do Emprego e Relações de Trabalho (DGERT) na resolução do conflito.



Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.