
Projeto europeu de sistemas informáticos liderado pela FCT NOVA recebe investimento de sete milhões de euros
O projeto TaRDIS, que reúne especialistas europeus de empresas e instituições académicas, e que em Portugal é liderado pelo Departamento de Informática e pelo laboratório NOVA LINCS da NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA, recebeu um investimento de sete milhões de euros. O financiamento foi realizado através do Horizon Europe, o programa da União Europeia dedicado ao financiamento de projetos de investigação.
O projeto TaRDIS vai desenvolver, acelerar e operar sistemas informáticos para promover a inovação tecnológica europeia. Nos próximos três anos pretende garantir uma maior eficácia, rapidez e garantia de correção em várias situações que envolvam sistemas distribuídos complexos, entre os quais em linhas de montagens de fábricas, mercados de energia verde, tecnologias para o espaço ou espaços pessoais.
De acordo com a FCT NOVA, a equipa do TaRDIS reúne especialistas das áreas de linguagens de programação, inteligência artificial, sistemas distribuídos, entre outros, “tocando assim em todos os pilares de conhecimento da área científica de informática”.