Proibido fumar! Barcelona vai banir os cigarros em quatro das praias mais populares

Barcelona vai proibir que as pessoas fumem em quatro das praias mais populares da cidade: Sant Miquel, Somorrostro, Nova Icària e Nova Mar Bella. Trata-se de uma iniciativa levada a cabo pelas autoridades locais para conseguir “praias sem tabaco” e ar mais puro. A proibição entra em vigor a 29 de maio e vai durar até 12 de setembro.

A medida foi anunciada esta terça-feira pelo conselheiro para a Emergência Climática e Transição Tecnológica, Eloi Badia, e pela conselheira da Saúde, Gemma Tarafa, que considera que a iniciativa vai permitir melhorar a qualidade do ar e “avançar em direção a uma cidade saudável e sem fumo”.

Segundo os dois conselheiros, apesar de não estar previsto um regime de sanções, quem não cumprir a medida poderá ser multado por desrespeitar as autoridades,  escreve o jornal espanhol ABC.

Como afirmou Gemma Tarafa, o número de mortes atribuíveis ao consumo de tabaco ultrapassa as 2000 por ano, enquanto se estima que os mares e os oceanos recebam uma quantidade de cinco mil milhões de piriscas de cigarro anualmente.

O objetivo passa ainda por estender a medida a outros areais e mitigar o efeito do tabaco na comunidade. Se a iniciativa for bem-sucedida, outras seis praias da cidade, bem como parques e paragens de autocarro podem ser incluídos na restrição no próximo ano.


Comentários
Loading...