“Problemas da economia global estão a tornar-se crónicos”, alerta Putin

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse esta quarta-feira que as sanções aplicadas pelo Ocidente para castigar a Rússia pela invasão à Ucrânia estão a tornar os problemas da economia global crónicos.

Num discurso de uma conferência de negócios a que a agência russa ‘TASS’ teve acesso, o dirigente disse que as “novas sanções politicamente motivadas são impostas repetidamente e os mecanismos de pressão sobre a concorrência estão a ser reforçados”.

Putin acrescenta que está a acontecer um “colapso deliberado dos laços de cooperação”, assim como das cadeias de transporte e logística. “E tudo isso contraria o senso comum e a lógica económica elementar, prejudica os interesses empresariais à escala global e afeta negativamente o bem-estar da população de todos os países.”

“Como resultado, os problemas na economia global estão a tornar-se crônicos”, disse ainda, citado pela agência de notícias. “Há uma diminuição da atividade empresarial, um aumento do desemprego, uma escassez de matérias-primas e componentes, as dificuldades em garantir a segurança alimentar global estão a ser exacerbadas”, falando ainda do aumento do preço das sementes e dos produtos agrícolas.

Por fim, o presidente russo falou nas condições difíceis enfrentadas pelo bloco de grandes economias emergentes, BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), para o desenvolvimento de negócios.

“Os empresários dos nossos países estão a ter de construir os seus negócios em condições difíceis quando os parceiros ocidentais negligenciam os princípios básicos da economia de mercado, do livre comércio, da inviolabilidade da propriedade privada.”

Ler Mais


Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.