Presidente do Egito acusa Israel de evitar esforços para um acordo de cessar-fogo em Gaza

Al-Sisi acrescentou ainda que Israel prossegue as suas operações militares em Rafah, a cidade fronteiriça no sul entre o Egito e Gaza, e utiliza a passagem fronteiriça da cidade, a partir do lado palestiniano, “para apertar o cerco ao enclave”

Francisco Laranjeira
Maio 16, 2024
15:47

Israel continua a evitar os esforços para chegar a um cessar-fogo no conflito com o Hamas em Gaza, acusa esta quinta-feira o presidente egípcio, Abdel Fattah al-Sisi, cujo país tem procurado mediar o conflito, num discurso aos líderes árabes numa cimeira em Manama, no Bahrain.

Al-Sisi acrescentou ainda que Israel prossegue as suas operações militares em Rafah, a cidade fronteiriça no sul entre o Egito e Gaza, e utiliza a passagem fronteiriça da cidade, a partir do lado palestiniano, “para apertar o cerco ao enclave”.

Israel e o Egito têm trocado acusações pela responsabilidade do encerramento da passagem, que tem sido uma rota vital para a ajuda ao enclave, que atravessa uma grave crise humanitária.

Segundo Telavive, cabe ao Egito reabrir a passagem de Rafah e permitir a entrada de ajuda humanitária na Faixa de Gaza, o que levou o Cairo a denunciar o que descreveu como “tentativas desesperadas” de transferir a culpa pelo bloqueio da ajuda. “Descobrimos que Israel continua a escapar às suas responsabilidades e a fugir aos esforços envidados para chegar a um cessar-fogo”, acusa Sisi.

“Aqueles que pensam que as soluções militares e de segurança são capazes de garantir interesses ou alcançar a segurança estão a delirar”, acrescenta Sisi.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.