Preparar o regresso às escolas. Crianças com mais de 9 anos podem transmitir o coronavírus, alerta especialista

O consultor para a área da Saúde da Casa Branca, Anthony Fauci, veio, esta quarta-feira, alertar os pais que decidiram enviar as suas crianças de volta à escola que estas, caso tenham mais de 9 anos, podem espalhar o coronavírus e transmiti-lo tal como os adultos, pedindo que tal seja considerado quando for decidida a reabertura das escolas no outono.

“Foi demonstrado que as crianças com idades compreendidas entre os 10 e os 19 anos podem transmitir o vírus, tal como os adultos”, afirmou Fauci, diretor do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas, numa entrevista à ‘MSNBC’, esta quarta-feira.

Um estudo recentemente publicado na Coreia do Sul indica que, embora crianças com menos de 9 anos de idade tenham menos probabilidade do que os adultos de transmitir o vírus às suas famílias, os adolescentes têm pelo menos a mesma probabilidade de transmitir a doença do que os adultos.

A Sociedade de Doenças Infecciosas do EUA, um grupo de especialistas em doenças infeciosas, já havia apontado o estudo e alertado para os perigos da reabertura das escolas em Estados onde os novos casos do coronavírus estão a aumentar.

“O problema do que estamos a enfrentar é que estamos num país grande e há diferenças significativas em relação ao nível do vírus”, disse Fauci.

Contudo, e sublinhando a existência de consequências negativas de manter os alunos em casa – já que muitos dependem das escolas para ter refeições – defende que os distritos devem tentar o melhor na preparação da reabertura das escolas. No entanto, ressalva, a principal consideração deve ser a saúde e a segurança dos alunos, professores e das suas famílias.

Fauci alertou, uma vez mais, para um possível aumento de casos da Covid-19 em Estados como Ohio, Tennessee, Kentucky e Indiana, que relataram um aumento na percentagem de testes positivos.

Ler Mais
pub

Comentários
Loading...