Preços dos semicondutores da Samsung podem aumentar 20%. Oferta continua a não conseguir responder à procura

A tecnológica sul-coreana estará a negociar com os seus clientes o aumento dos preços da produção dos semicondutores em 20%. A medida pretende mitigar os impactos da subida dos custos de matérias-primas e de transporte, e deverá vigorar a partir do segundo semestre.

A informação avançada pela ‘Bloomberg’, que cita fontes não identificadas, aponta que as negociações dos aumentos dos preços com alguns clientes já terão mesmo sido concluídas. Aa guerra na Ucrânia, os confinamentos na China e os aumentos da inflação e das taxas de juro levaram a Samsung, à semelhança de outras concorrentes, a ter que colocar em cima da mesa cobrar mais aos seus clientes pelos semicondutores que produz.

Esses fatores geopolíticos e económicos vieram intensificar as dificuldades que o setor já enfrentava desde 2020, altura em que o pico da pandemia, os confinamentos generalizados e as duras políticas de contenção de focos de infeção levaram à suspensão da atividade de várias fábricas, reduzindo a oferta de semicondutores a nível mundial, face a uma procura que se mantém forte, com a crescente digitalização e com cada vez mais equipamentos a exigirem semicondutores, desde os smartphones, a automóveis e eletrodomésticos.

Com o aumento dos preços dos semicondutores, é expectável que também os preços dos produtos que os integram registem subidas.

A TSMC, que ocupa o segundo lugar na produção mundial de semicondutores, de acordo com a ‘Money Insider’, e a United Microelecronics são outros dois fabricantes que já anunciaram que pretendem aumentar os custos dos seus semicondutores.

O CEO da Intel, Pat Gelsinger, disse no final de abril à emissora norte-americana ‘CNBC’ que antevia que a crise dos semicondutores que arrastará até 2024.

A escassez de semicondutores tem sido sentida em vários setores. No final de abril, Carlos Tavares, CEO da Stellantis, atirou para 2023 qualquer sinal de melhoria no mercado de semicondutores, componentes usados em várias funções eletrónicas dos veículos, como sensores de proximidade, movimento dos assentos e espelhos.

Ler Mais


Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.