Preços das casas para arrendar em Portugal sobem 4,5%: Coimbra e Lisboa registam os maiores aumentos

Os preços das casas para arrendar em Portugal apresentaram uma subida de 4,5% no terceiro trimestre do ano face ao trimestre anterior

Francisco Laranjeira

Os preços das casas para arrendar em Portugal apresentaram uma subida de 4,5% no terceiro trimestre do ano face ao trimestre anterior, revelou esta quinta-feira o portal ‘idealista’: arrendar casa tinha um custo de 11,8 euros por metro quadrado no final de setembro, tendo em conta o valor mediano. Já em relação à variação mensal, a subida foi de 2,1%.

O preço de arrendamento no 3º trimestre subiu em quase todas as capitais de distrito do país, com Coimbra (10%) a liderar a lista. Seguem-se Lisboa (8,1%), Porto (7,6%), Braga (6,7%), Funchal (5,6%), Setúbal (3,4%), Aveiro (3,3%), Santarém (2,9%) e Faro (2,8%). Em sentido contrário, os preços desceram em Viseu (-3,5%) e Leiria (-1,1%).

Lisboa continua a ser a cidade onde é mais caro arrendar casa: 15,7 euros/m2. Porto (12,3 euros/m2) e Funchal (11 euros/m2) ocupam o segundo e terceiro lugares, respetivamente. Seguem-se Faro (9,3 euros/m2), Setúbal (8,9 euros/m2), Aveiro (8,7 euros/m2) e Coimbra (8,1 euros/m2). Já as cidades mais económicas são Viseu (5,4 euros/m2), Santarém (6 euros/m2), Leiria (6,5 euros/m2) e Braga (7,1 euros/m2).

Dos distritos analisados, os preços das casas para arrendar apenas desceram em Faro (-0,5%). Por outro lado, os preços subiram em Castelo Branco (12,5%), Coimbra (9,8%) e Lisboa (7,8%). Com subidas inferiores a 6%, encontram-se os distritos de Viseu (5,8%), Porto (5,1%), Braga (4,1%), Aveiro (3,3%) e Santarém (2,3%). Já as menores subidas tiveram lugar na ilha da Madeira (0,7%), Setúbal (1,8%) e Leiria (2%).

De referir que o ranking dos distritos mais caros para arrendar casa é liderado por Lisboa (14,7 euros/m2), seguido por Faro (11,5 euros/m2) e Porto (10,6 euros/m2). Seguem-se a ilha da Madeira (10,5 euros/m2). Setúbal (9,4 euros/m2), Coimbra (7,6 euros/m2), Leiria (7,3 euros/m2), Aveiro (7,3 euros/m2) e Braga (7 euros/m2). Os preços mais económicos encontram-se em Viseu (5,4 euros/m2) e Santarém (6 euros/m2).

Continue a ler após a publicidade
Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.