Os preços das casas, medidos pelo Índice de Preços da Habitação (IPHab) aumentaram 4,2% na zona euro e 4,7% nos UE27 no quarto trimestre de 2019 em comparação com o mesmo trimestre do ano anterior, segundo dados oficiais divulgados nesta quarta-feira pelo Gabinete de Estística da União Europeia (UE), Eurostat.
Os dados estão relacionados a um período anterior à aplicação das medidas de contenção da Covid-19, segundo o órgão europeu, que revela também que em comparação com o terceiro trimestre de 2019, os preços das casas aumentaram 0,7% na zona euro e 0,8% na UE27 no quarto trimestre de 2019.
Portugal registou um aumento nos preços das casas de 8,9% no quarto trimestre de 2019, comparativamente ao mesmo período do ano anterior. Já em relação ao terceiro trimestre de 2019, o nosso país verificou uma subida ligeira de 0,7%.
Na UE, os maiores aumentos anuais dos preços da habitação no quarto trimestre de 2019, em relação ao mesmo período do ano anterior, foram registados no Luxemburgo, 11,0%, na Eslováquia, 10,9% e na Croácia, 10,0%. Apenas no Chipre se verificou uma diminuição de -4,8%.
Comparativamente ao terceiro trimestre de 2019, os aumentos mais altos foram verificados em Malta, 3,5%, na Estónia e na Croácia, ambas com 2,9% e na Polónia, 2,8%. Por sua vez as maiores quedas foram observadas no Chipre -3,7%, na Dinamarca -3,2% e na Hungria -1,5%.




