Preço das comunicações vai baixar na União Europeia

A partir de hoje, 15 de Maio, toda as chamadas internacionais e SMS no interior da União Europeia têm um novo preço máximo. Consumidores que liguem dos seus países para outro destino da comunidade não deverão pagar mais do que 19 cêntimos por minuto (+IVA) e seis cêntimos por mensagem de texto (+IVA).

Os novos tectos máximos, a par do fim do roaming em Junho de 2017, fazem parte da reorganização das telecomunicações que a União Europeia está a levar a cabo. Em comunicado, é explicado que as novas regras visam combater as discrepâncias de preço entre Estados-membros.

Em média, o preço padrão de uma chamada fixa ou móvel entre países da União Europeia era três vezes mais elevado do que o preço de uma chamada doméstica. No caso das SMS, o preço duplicava.

De acordo com um inquérito do Eurobarometer, 42% dos europeus entrou em contacto com alguém de outro país da comunidade no último mês. Além disso, 26% dos inquiridos afirma usar o telefone fixo, telemóvel ou SMS para falar com outra pessoa da União Europeia.

As operadoras de telecomunicações terão de informar os seus clientes dos novos preços aplicados, sendo que as regras entram em vigor desde já em todos os 28 países da União Europeia. Em breve, chegarão também à Noruega, Islândia e Liechtenstein.

A mudança, porém, diz respeito somente a clientes privados. O estabelecimento de um preço máximo para chamadas e SMS não abrange empresas, uma vez que as operadoras têm, habitualmente, ofertas especiais para este tipo de clientes.

Artigos relacionados
Comentários
Loading...