Preço das comunicações e dos carros em Portugal são superiores à média da UE. Quais os países com produtos e serviços mais caros?

Portugal ultrapassa a média da União Europeia nos preços das comunicações e dos veículos para transporte pessoal. De acordo com o mais recente estudo do Eurostat, divulgado esta quarta-feira, estes são os únicos dois setores em que o nosso país supera a média dos 27 Estados-membros.

Numa ação interativa no site oficial, o Eurostat avalia os produtos e serviços dos países com os níveis de preço mais altos e mais baixos, comparando facilmente os dados sobre os níveis de preços ao consumidor na União Europeia em 2020.

O estudo avança que o valor dos veículos em Portugal é 7,9% superior à média da União Europeia, enquanto o das comunicações é 18.1% superior.

Os preços dos alimentos é aquele que, embora inferior, se aproxima mais da média do bloco, com apenas 4,1% de diferença. Segue-se o setor do vestuário e calçado (4,2% inferior) e o dos móveis e tapetes (4,3% inferior).

O valor das bebidas alcoólicas e do tabaco em Portugal é 5,4% inferior à média da União Europeia.

Por outro lado, os setores em que os preços mais se distanciam da média do bloco é o dos restaurantes e hotéis, que em Portugal são 26,9% inferiores à média da UE, e dos custos da habitação, que no nosso país são 19,5% inferiores.

Ler Mais


Comentários
Loading...