
Portuguesa TMG Automotive integra projeto sueco para criar automóvel totalmente neutro em carbono até 2030
A TMG Automotive, do grupo Têxtil Manuel Gonçalves, e a Polestar, empresa Sueca de carros elétricos, vão unir esforços num objetivo comum de produzir um automóvel totalmente neutro em carbono até 2030.
O anúncio foi feiro por ambas as empresas em comunicado na sexta-feira passada, sendo que o projeto se chama Polestar 0.
A marca destaca que pretende “mitigar a pegada carbónica em toda a cadeia de valor na indústria automóvel”, e esta colaboração que tem diversos parceiros pode contribuir para um “um novo e disruptivo conceito de mobilidade”.
“Na TMG Automotive queremos marcar a diferença e estar do lado certo da história! Determinados por um propósito e movidos pela sustentabilidade, perseguimos os nossos objetivos de uma forma responsável. Estamos muito orgulhosos em anunciar esta parceria com a Polestar e abraçar o desafio inovador para a neutralidade carbónica em toda a produção do automóvel. Sabemos que hoje é o momento certo para atuar.”, diz Isabel Furtado, CEO TMG Automotive.
Já Hans Pehrson, chefe do projeto Polestar 0, sublinha que “no projeto Polestar 0, o nosso objetivo é criar um carro verdadeiramente neutro para o clima até 2030, estando entusiasmados em receber a TMG Automotive como novo parceiro nesta iniciativa. Com décadas de experiência em materiais de superfície inovadores, a TMG Automotive terá um papel crucial para nos ajudar a alcançar o objetivo, estando ansioso por uma parceria construtiva e gratificante”.
Sobre o Polestar 0
Este projeto tem o ambicioso objetivo de criar um veículo totalmente neutro para o clima até 2030. Além disso, ambiciona eliminar as emissões carbónicas alterando a forma como os carros são construídos. A abordagem engloba a estreita colaboração de todos os parceiros – desde fornecedores a retalhistas – ao longo de todo o processo de desenvolvimento e cadeia de valor.
As empresas envolvidas – Autoneum, Schlötter, Vitesco Technologies, Stora Enso, TMG Automotive, Gränges, Borgstena e Stena Aluminium – assumem a ambição de eliminar as emissões carbónicas alterando a forma como os carros são construídos, apostando na colaboração dos parceiros ao longo do processo de desenvolvimento e de toda a cadeia de valor.
Em comunicado a empresa sueca Polestar, sublinha que puseram em curso uma “reinicialização do fabrico de automóveis” e embora ainda não tenham todas as respostas, sabem o que não está a funcionar e que querem “uma versão mais verde da produção de automóveis” com o objetivo de fazer um “um automóvel que inicia e termina com zero”.