A start-up portuguesa Reckon.ai, sediada no Porto, angariou 5,1 milhões de euros numa nova ronda de investimento liderada pela Iberis Capital e que contou ainda com a participação da Alea e da Touro Capital Partners.
O objetivo é acelerar a expansão internacional da empresa, alargar a aplicação da sua tecnologia a novos segmentos e reforçar a inovação nos seus armários inteligentes baseados em inteligência artificial (IA).
Fundada em 2017, a Reckon.ai já captou um total de 8,5 milhões de euros e desenvolveu uma tecnologia pioneira que transforma equipamentos físicos — como armários, frigoríficos ou prateleiras — em micro-lojas inteligentes, capazes de permitir compras autónomas sem interação humana nem necessidade de check-out.
A solução, baseada em IA e visão computacional, permite aos consumidores aceder aos armários através de uma app white label ou com cartão bancário, escolher os produtos desejados e fechar novamente as portas, concluindo automaticamente a compra. Caso não levem nenhum artigo, basta devolver o produto ao armário, sem qualquer compromisso.
Inicialmente focada no retalho alimentar, a Reckon.ai quer agora expandir-se para setores como o farmacêutico, a cosmética e a eletrónica, além de reforçar a presença em mercados estratégicos europeus e impulsionar a sua atividade nos Estados Unidos. Entre os clientes que já utilizam a tecnologia destacam-se a Jerónimo Martins (Pingo Doce), Carrefour, Sonae (Continente), IKEA, Rewe, Lekkerland e Petit Forestier.














