Português eleito presidente do Grupo Farmacêutico da União Europeia

Duarte Santos foi o nome escolhido para presidir o Grupo Farmacêutico da União Europeia. Antes era membro da direcção da Associação Nacional das Farmácias.

No discurso de eleição, que decorreu ontem em Cracóvia, na Polónia, Duarte Santos afirmou que vai «garantir que o Grupo Farmacêutico da União Europeia (PGEU) disponibilizará a todos os farmacêuticos comunitários espalhados pela Europa as ferramentas necessárias para responder aos muitos desafios e oportunidades que o sector da Farmácia enfrenta actualmente, incluindo a falta de medicamentos, a implementação da legislação europeia sobre os medicamentos falsificados e a nova regulamentação europeia relativa aos dispositivos médicos e aos medicamentos veterinários».

Um dos muitos objectivos do PGEU, formada pela Ordem dos Farmacêuticos e pela Associação Nacional das Farmácias, é promover a colaboração interprofissional, trabalhando de perto com as organizações europeias de profissionais de saúde, reafirmando o desígnio de “levar a voz dos farmacêuticos comunitários para as políticas europeias”.

O novo presidente do PGEU é proprietário de uma farmácia em Lisboa, da qual é desde o início responsável pela prestação de cuidados aos utentes e pela gestão. Foi presidente da Associação Portuguesa de Jovens Farmacêuticos (APJF) entre 2011 e 2015. É membro da direcção da ANF desde Maio de 2013, tendo assumido diversas funções de gestão, em que se incluem a representação internacional, as relações institucionais com a Academia e as associações de estudantes, e a direcção da revista Farmácia Portuguesa. Desde 2014, é professor convidado na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa. E completou em 2008 o mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra.

O PGEU é a associação europeia que representa mais de 400 mil farmacêuticos comunitários. Os seus membros são as associações nacionais e as entidades profissionais de farmacêuticos em 31 países europeus, incluindo Estados-Membros da UE, membros do Espaço Económico Europeu e da EFTA, e países candidatos à UE.

Artigos relacionados
Comentários
Loading...

Multipublicações

Marketeer
Domino’s Pizza vai deixar quatro mercados europeus
Automonitor
História: O dia em que o Papamóvel foi salvo