Portugal terá 14 casos de Covid-19 por cada 100 em Itália, diz estudo

Um balanço da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), consultado pelo “Diário de Notícias” (DN), aponta para uma redução na taxa de crescimento de novos casos em Portugal e afastamento da realidade espanhola, em relação à semana passada. Ainda assim, destaca uma aproximação ao cenário italiano: por cada 100 casos em Itália, estimam 14 em Portugal.

«Apesar de assistirmos nas últimas semanas a uma redução no aumento diário de novos casos em Portugal, o modelo matemático da Escola Nacional de Saúde Pública mostra que a curva portuguesa se afastou da espanhola, mas está mais próxima da italiana. Ao dia de hoje [2 de Abril], por cada 100 novos casos em Itália são esperados 14 em Portugal», pode ler-se na análise ao barómetro Covid-19, um projecto da ENSP da Universidade Nova de Lisboa, que está a estudar a evolução do surto do novo coronavírus em Portugal.

Antecipam ainda que, por cada 100 novos doentes em Espanha, existam 20 em Portugal. Na semana passada, os analistas da ENSP observavam 22 casos portugueses por cada 100 espanhóis.

Portugal regista, neste momento, 209 vítimas mortais e 9.034 casos confirmados de infecção por Covid-19, segundo dados do boletim da Direção-Geral da Saúde, divulgado nesta quinta-feira.



Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.