“Portugal tem um ambiente virado para o futuro, favorável aos negócios, com uma economia atrativa”, diz CEO da Reltio

Vivemos numa era de acelerada transformação digital, onde as empresas têm que se adaptar com rapidez para não perderem a sua competitividade num mercado cada vez mais global. E Portugal também está na corrida, afirmando-se como um polo tecnológico de referência.

A Executive Digest falou com Manish Sood, CEO, Presidente e Fundador da Reltio, empresa especializada na gestão de dados para as mais diversas indústrias, por forma a perceber qual a importância destes para as organizações, bem como o porquê da aposta da empresa em Portugal.

 

Tendo em conta o cenário atual, marcado por uma crise económica mundial, de que forma pode a Reltio ajudar outras empresas?

 A atualidade e precisão dos dados – tal como informação relacionada com clientes e fornecedores – nunca foi tão importante, no entanto muitas empresas ainda lutam para encontrar formas de realmente obter o valor total dos seus dados de todas as zonas da sua organização. No ambiente económico atual, as organizações dependem cada vez mais dos dados para melhorar a eficiência operacional, gerir os custos, e impulsionar o crescimento. O investimento numa solução MDM moderna e baseada em cloud proporciona uma visão precisa e em tempo real dos dados essenciais que as organizações podem utilizar para alcançar estes objetivos empresariais, enquanto proporcionam um ROI tangível.

A Forrester realizou um estudo de Impacto Económico Total™ (TEI) encomendado pela Reltio para avaliar fatores que afetam uma decisão de investimento para uma solução moderna de gestão de dados principais, incluindo benefícios, custos, flexibilidade e riscos. O estudo demostrou que um cliente que investe na solução MDM da Reltio alcançou um retorno do investimento (ROI) de 366% sobre um valor líquido atual total de 13 milhões de dólares (cerca de 12.4 milhões de euros) em três anos, e o retorno do seu investimento em seis meses, a partir do momento em que a solução fica operacional.

 

De que forma pode um eficiente tratamento de dados ajudar a impulsionar os negócios e o crescimento das empresas?

É cada vez mais urgente que cada empresa seja orientada para a eficiência, crescimento e gestão de riscos digitais, especialmente quando se considera a experiência do cliente. Os consumidores esperam uma experiência consistente em todos os canais (omni channel), quer estejam a utilizar o digital ou um call center. Esperam ser capazes de aproveitar o digital para o self service 24X7 (qualquer dispositivo, em qualquer lugar, a qualquer hora), complementado com outros canais, tais como o call center.

Se se enganar – ou frustrar os seus clientes com uma experiência inconsistente ou deficiente, – irá contribuir para que o cliente vá procurar os seus concorrentes. É por isso que tantas empresas continuam a investir na migração de cloud e na transformação digital, apesar dos recentes desafios económicos. No entanto, sem dados centrais precisos, fiáveis e em tempo real como base, estas iniciativas falharão.

O SaaS MDM baseado em cloud é fundamental para a transformação digital e na cloud. O MDM assegura a uniformidade, precisão, administração, consistência e responsabilidade dos ativos oficiais de dados principais partilhados de uma empresa. O software MDM cria um único registo master para cada pessoa, lugar, ou coisa numa empresa, a partir de fontes de dados e aplicações internas e externas. O MDM desduplica, reconcilia e enriquece os dados, fornecendo uma fonte consistente, fiável e fidedigna aos utilizadores finais, permitindo às empresas tomar decisões orientadas para os dados.

Isto está também a levar as organizações a passar de um modelo centrado no produto (vendas, marketing, e serviço silo’ed por linhas de produto) para um modelo centrado no cliente, pelo que o cliente tem a mesma experiência independentemente dos produtos que compra ou de qualquer serviço que solicita através de qualquer produto e de qualquer canal.

Quais os principais conselhos que deixam às empresas para otimizarem os negócios e gerarem mais valor? Que tipo de soluções podem optar?

 Muitas empresas geram uma tonelada de dados em silos, mas não sabem como desbloquear o valor dos seus dados. Migrar apenas para a cloud não resolve o problema, precisam de dados limpos, conectados e precisos em tempo real para desenvolver uma cultura eficaz de tomada de decisão orientada por dados.

O Cloud-native SaaS MDM substitui a tecnologia antiga (on prem), proporcionando uma abordagem mais rápida, mais barata, e mais precisa. Unifica, limpa e fornece dados fiáveis em tempo real, permitindo que as empresas se tornem orientadas para os dados. Esta base de dados uniforme pode então ser utilizada diretamente ou através de outros sistemas, tais como CRMs.

 

Qual a justificação para a aposta em Portugal e para o investimento no nosso país? Quais as expetativas para esta aposta?

Desejávamos encontrar um local onde a tecnologia, o talento e a inovação prosperassem, e descobrimos que, aqui em Lisboa, também pela posição de Portugal, se tornou um centro atrativo de tecnologia global.

Não é surpresa que muitas pessoas optem por viver e trabalhar aqui – tem um grande clima, com uma cultura e pessoas fantásticas, e uma mentalidade favorável aos negócios que é partilhada pelo governo e comunidades empresariais de Portugal.

Além disso, Portugal tem um ambiente virado para o futuro, favorável aos negócios, com uma economia atrativa, talentos de topo, capital e fácil acesso a mercados e clientes chave em todo o mundo.

Realizámos um investimento substancial na localização do nosso escritório aqui em Lisboa, sendo a nossa maior expansão e o nosso primeiro centro tecnológico na Europa. O estabelecimento de uma presença em Lisboa é um grande marco nos nossos planos de crescimento e expansão global.

Contratámos grandes talentos e continuaremos a recrutar de Portugal, incluindo a parceria que queremos fazer com as universidades locais. As competências que iremos desenvolver e trazer para Portugal estão em torno dos grandes dados/cloud, que são muito procurados pela maioria das empresas.

 Como preveem o mercado para 2023? Quais as principais oportunidades e dificuldades?

Em 2023, as empresas de todas as indústrias estarão provavelmente a enfrentar o que estamos a ver ao longo da segunda metade de 2022 — incerteza económica e um “apertar do cinto”. Mas ter reduzidos recursos e tempo dão frequentemente origem a melhores processos e mais eficientes, criando oportunidades. Para o próximo ano, podemos antecipar novos métodos de computação em cloud que racionalizam a recolha de dados e avanços na automatização que ajudam a analisar e processar dados para os líderes empresariais. As principais iniciativas das empresas para alcançar a eficiência operacional, de forma a reduzir os custos, e para reduzir o custo da compliance dos regulamentos, requerem bases de dados fiáveis. As empresas continuarão a investir nestas áreas, uma vez que as pressões económicas irão conduzir a uma maior eficiência e margem. A tendência mudou claramente de “crescimento a todo o custo” para “crescimento rentável”.

Ler Mais



loading...

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.