Portugal tem mais de meio milhão de idosos a viver sozinhos

Na União Europeia (UE), quatro em cada dez mulheres com mais de 65 anos, cerca de 40%, vivem sozinhas em comparação com apenas 19% dos homens, de acordo com dados divulgados esta terça-feira pelo Gabinete de Estatística da UE, o Eurostat.

Os mesmos dados mostram que Portugal é dos países da UE com menor percentagem de idosos a viver sozinhos, sendo mesmo aquele que regista a percentagem de homens mais baixa. No nosso país, 32% das mulheres com mais de 65 anos vivem sozinhas, face a apenas 10% dos homens. Esta percentagem traduz-se em mais de 417 mil mulheres idosas, comparativamente a apenas 95 mil dos homens.

A juntar-se a Portugal com as menores percentagens de mulheres com mais de 65 anos que vivem sozinhas está a Estónia, com 26%, a Bélgica, com 28%, Espanha, com 31% e a Dinamarca com 33%. Por sua vez nos homens as percentagens mais baixas encontram-se na Eslováquia com 10%, a Polónia com 15% e a Croácia com 16%.

No lado oposto, com a maior percentagem de mulheres com mais de 65 anos a viver sozinhas está a Letónia com 49%, a Eslovénia e Alemanha, ambas com 45% e a Finlândia e a República Checa, ambas com 44%. Os países com mais homens neste indicador são a Irlanda com 27%, a Suécia com 25%, a Lituânia, com 24% e a Finlândia, com 22%.



Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.