Portugal será ultrapassado pela Roménia no PIB per capita já em 2024

Confirmando-se as mais recentes previsões de outono da Comissão Europeia, em 2024 Portugal será ultrapassado pela Roménia no ranking de desenvolvimento económico da União Europeia (UE).

De acordo com estes novos dados a Roménia deverá atingir o 19º lugar deste ranking com o PIB per capita a bater nos 79% da média europeia, e com Portugal a cair para o 20º lugar, com um PIB per capita equivalente a 78,8% da média europeia. Sublinha-se que este país do sudeste europeu já foi considerado o mais pobre dos atuais 27 Estados-membros da União Europeia.

Este é normalmente o indicador europeu que define a repartição dos fundos europeus em função do nível de desenvolvimento das regiões europeias face à média da União.

Sublinha-se que quando a Roménia aderiu à União Europeia, em  2007, já Portugal somava duas décadas de integração europeia (deste 1986) e três grandes quadros de apoios comunitários para impulsionar a convergência com a Europa consideravelmente mais desenvolvida.

No ano 2000, Portugal era três vezes mais desenvolvido do que a Roménia, 85,3% contra 26,4%. Uma vantagem de 59 pontos percentuais que este país do sudeste europeu conseguiu aproximar tendo em conta o maior crescimento económico, perda de população e divergência de Portugal face à UE.

Recorde-se que em 2016, Portugal ficou no 17º lugar neste ranking (77,9%). Em 2021, na sequência da crise pandémica, caiu para 21º lugar (75%) e em em 2022 espera convergir três pontos e ficar em 19º lugar (78%).

Desde o início do século, Portugal já foi ultrapassado pela Eslovénia, Malta, República Checa, Eslováquia, Lituânia, Estónia, Polónia e Hungria, sendo que não está mais perto do fim do ranking porque entretanto outros países também viram o seu PIB per capita afundar. Começou com a Grécia, depois da crise e seguiu-se a Eslováquia, a Hungria e a Polónia afetadas pela inflação e a guerra.

Ler Mais



loading...

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.