Portugal o 7.º país com maior abandono escolar

A taxa de abandono escolar em Portugal situa-se nos 11,8%, ligeiramente acima da média da União Europeia de 10,6%. Este valor, referente a jovens entre os 18 e os 24 anos que não completaram o ensino secundário, coloca Portugal em sétimo lugar na lista de países com maior taxa de abandono escolar.

De acordo com dados divulgados pela Pordata no relatório “Retrato de Portugal na Europa”, Espanha é o país da comunidade com a maior taxa de abandono escolar, fixando-se nos 17,9%. Seguem-se Malta, Roménia, Itália, Bulgária e Hungria. A Croácia aparece no último lugar, com 3,3%: é o país onde mais jovens concluem o ensino secundário.

Por outro lado, Portugal lidera a tabela das geografias com mais pessoas entre os 25 e os 64 anos sem o ensino secundário ou superior no currículo: 50,2% versus 21,9% na UE. Depois, aparecem Malta, Espanha, Itália e Grécia. Na outra ponta da lista, surgem Eslováquia, Polónia, República Checa e Lituânia – esta última com 5,2%.

Saltando para a faixa etária dos 30 aos 34 anos, verifica-se que 33,5% dos cidadãos residentes em Portugal frequentou o ensino superior, o que compara com a média da UE de 40,7%. Portugal aparece no antepenúltimo lugar (26.º), apenas à frente de Itália e Roménia (24,6%). A Lituânia é o país com mais pessoas desta faixa de idades com ensino superior: 57,6%.

A Pordata indica ainda que Portugal é o 6.º país com mais mulheres com doutoramento, com o sexo feminino a representar 55% da totalidade dos doutoramentos. A Letónia lidera na União Europeia, com 62%, seguida pela Lituânia, Estónia, Croácia e Polónia. Já a República Checa é o país com a percentagem menos elevada (40%).

Artigos relacionados
Comentários
Loading...

Multipublicações

Marketeer
Nescafé Dolce Gusto abre casa pop-up só para amantes de café
Automonitor
SEAT Mii electric quase a chegar