Portugal no top 10 dos piores países do mundo para se estar durante a pandemia, diz ranking da Bloomberg

Todos os meses, a agência Bloomberg classifica os melhores e os piores países para se estar em plena pandemia. De acordo com o chamado ‘ranking de resiliência à covid’, Portugal ocupa agora uma das piores posições num universo de 53 países analisados: está em 44.º lugar.

Portugal caiu dois patamares em comparação com o mês passado. O ranking da Bloomberg analisa vários indicadores no combate à pandemia, tais como o número de infeções e de mortes por covid-19, a distribuição das vacinas e a liberdade de circulação das pessoas.

Quem lidera o ranking é a Nova Zelândia que, pelo quarto mês consecutivo, é o melhor país para se estar em tempos de covid. Segue-se a Austrália, Singapura, a Finlândia e a Noruega, a ocupar o quinto lugar da tabela. Em sexta posição está a China (desceu um lugar face a janeiro).

Portugal surge bem mais abaixo na tabela: no 44.º lugar. Em janeiro estava dois lugares acima (em 42.º). Atualmente, na Europa, só a República Checa está pior classificada (em 51.º).

De acordo com a Bloomberg, o ranking têm em conta também as medidas de contenção do novo coronavírus implementadas pelos governos, que justificam, em parte, a subida ou a descida dos países na tabela.

A cada mês, a agência “analisa os números para capturar uma imagem de onde a pandemia está a ser tratada da forma mais eficaz com o mínimo de perturbações sociais e económicas”.

Ranking de resiliência à covid-19. Fonte: Bloomberg
Ler Mais

Artigos relacionados
Comentários
Loading...