Segundo avançou o primeiro-ministro António Costa, durante a tarde desta segunda-feira, Portugal já decidiu que vai apoiar a candidatura da ministra espanhola Nadia Calviño à presidência do Eurogrupo.
Esta é uma decisão final e foi anunciada formalmente após o encontro de hoje entre António Costa e o seu homólogo espanhol, Pedro Sanchez.
Segundo detalhou Costa, este apoio não se prende apenas com razões políticas “porque normalmente Portugal apoia Espanha e Espanha apoia Portugal” mas também se explica com as capacidades da ministra espanhola, Nadia Calviño.
“Ambos os países defendem uma estratégia comum de desenvolvimento económico e financeiro da zona euro”, reforçou ainda o primeiro-ministro português.
Nesta matéria, Pedro Sanchéz, mostrou-se “otimista”, não só por contar com o apoio de Portugal mas também com as restantes respostas que tem obtido de outros países “não só progressistas” como do grupo do Partido Popular Europeu à candidatura de Nadia Calviño.
O primeiro-ministro espanhol não adiantou mais detalhes sobre esta corrida ao lugar deixado por Mário Centeno, já que nos encontramos numa semana decisiva com o Eurogrupo a reunir na próxima quinta-feira, com o objetivo de eleger a nova presidência.
Os governantes, decididos a “relançar” as relações interrompidas pela pandemia da Co0bid-19, marcaram a próxima cimeira Portugal-Espanha para os próximos meses de setembro ou outubro, ainda por definir, sendo certo que será na cidade da Guarda. Na ordem de trabalhos estará, asseguraram, uma estratégia de desenvolvimento transfronteiriço.






