Portugal entre os países com melhor índice de talento do mundo

O Global Talent Competitiveness Index (GTCI) disponibilizou o relatório dos países mais competitivos do mundo na gestão de talento em 2020. O índice mundial, que analisa a forma como os países atraem, gerem e retêm os seus profissionais, é dominado pelos países nórdicos europeus e conta com outros países muito desenvolvidos a nível económico nos 30 primeiros lugares.

No ranking geral, composto por 132 países, Portugal assume a 28º posição com uma avaliação de 57,8 pontos, e pertence ao grupo de países com rendimentos elevados.

Dentro das seis competências que são analisadas no Índice, o nosso país apresenta um bom comportamento ao nível das novas oportunidades, ocupando o 29º lugar. No que se refere à atratividade de mercado e habilidades globais de crescimento, encontra-se na 26ª e 32ª posição, respetivamente. Ao nível da competência profissional e técnica, ocupa o 43º lugar e no que se refere a conhecimentos globais o 35º. Por fim, e quanto à taxa de retenção, ocupa uma boa posição, destacando-se no 25º lugar.

Suiça lidera pelo sétimo ano seguido

Os países europeus continuam a liderar o ranking GTCI. A Suíça revalida o título de principal pólio de talento do mundo pelo sétimo ano consecutivo, sendo que este ano o índice soma ainda três países não europeus entre os 10 primeiros: Estados Unidos na 2ª posição, Singapura, no 3º lugar, e a Austrália no 10º.

Os países com salários mais altos continuam a dominar os primeiros 25 lugares da lista, sublinha a Adecco.

Em sentido inverso, Angola, Congo e Iémen ocupam, por esta ordem, os três últimos lugares da tabela.

TOP 10 principais países do mundo em competitividade de talentos

  1. Suíça
  2. Estados Unidos
  3. Singapura
  4. Suécia
  5. Dinamarca
  6. Holanda
  7. Finlândia
  8. Luxemburgo
  9. Noruega
  10. Austrália

Relativamente às cidades, Nova Iorque está no topo da lista, como a cidade mais competitiva em talentos empresariais, graças ao forte desempenho prestado em quatro dos cinco pilares, nos quais a Adecco baseia a sua pesquisa. Em segundo lugar ficou Londres, seguida por Singapura, São Francisco e Boston.

Lisboa não está tão bem posicionada quanto Portugal, mas encontra-se ainda na primeira metade da lista, ocupando o 62º lugar, num total de 155 cidades.

TOP 10 principais cidades do mundo em competitividade de talentos

  1. Nova Iorque, EUA
  2. Londres, Reino Unido
  3. Singapura
  4. São Francisco, EUA
  5. Boston, EUA
  6. Hong Kong
  7. Paris, França
  8. Tóquio, Japão
  9. Los Angeles, EUA
  10. Munique, Alemanha

A Adecco lançou o índice de Competitividade Global de Talentos 2020, no Fórum Económico Mundial, em Davos, medindo assim a competitividade de talentos de 132 países e 155 cidades, em parceria com a escola de negócios INSEAD e a Google.

 

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
Loading...

Multipublicações

Marketeer
Quer ir ao Burning Man? Cuidado com os bilhetes falsos
Automonitor
#Ensaio – Mercedes-Benz GLC 220d – A medida perfeita