Portugal é o 5.º país da Europa onde o Airbnb tem mais impacto

Os turistas que usaram Airbnb em Portugal gastaram mais de 500 milhões de euros em restaurantes e cafés em 2018. Este número situa Portugal como o quinto da Europa e o 10.º país do mundo com maior nível de gastos por parte dos viajantes.

Na Europa, Portugal surge atrás de França, Espanha, Itália e do Reino Unido. A nível global, estima-se que os utilizadores da plataforma gastaram pelo menos 25 mil milhões de dólares (21 mil milhões de euros) em restaurantes e cafés nos 46 países e regiões analisados em 2018, e espera-se que este gasto supere os 30 mil milhões de dólares (27 mil milhões de euros) em 2019, segundo um inquérito realizado pela Airbnb, a plataforma e a análise de dados internos.

“Para muitos viajantes, explorar os restaurantes e cafés do bairro onde estão alojados ou aprender a cozinhar uma receita local representa a melhor forma de mergulhar na cultura que visitam. As características únicas da comunidade da Airbnb estão a ajudar a redireccionar os gastos dos viajantes para novos lugares, criando novas ligações e mantendo os benefícios do turismo nas comunidades locais. Cerca de 89% dos anfitriões portugueses na plataforma afirmam recomendar restaurantes e cafés aos seus hóspedes, ajudando a que mais pessoas visitem lugares que poderiam não ter descoberto através da internet”, lê-se em comunicado.

Metade dos hóspedes também afirma gastar o dinheiro que poupa ao alojar-se através da Airbnb nos destinos que visita, multiplicando os benefícios económicos da comunidade da Airbnb muito para lá da plataforma. Em média, os viajantes que usam Airbnb dizem efectuar 42% dos seus gastos em férias nos bairros em que se alojam, o que ajuda a manter o impacto económico do turismo nas comunidades locais e a expandir os benefícios económicos do turismo fora das zonas turísticas tradicionais onde frequentemente se concentram outros tipos de alojamentos. Os restaurantes e cafés beneficiam especialmente desta dinâmica, já que 77% dos viajantes que usaram a plataforma afirmaram que experimentar o destino da mesma forma que um residente local influenciou a sua decisão de usar Airbnb.

Impacto dos gastos em restaurantes e cafés
Na Europa, estima-se que os hóspedes que usaram Airbnb gastaram pelo menos 11 mil milhões de dólares em restaurantes e cafés em 2018, incluindo 2.700 milhões em França e 1.300 milhões no Reino Unido. Na América, os viajantes que usaram Airbnb gastaram uns estimados 10.200 milhões de dólares em restaurantes e cafetarias em 2018, com 7.600 milhões nos Estados Unidos da América, 989 milhões no Canadá, e 650 milhões no México. Na Ásia, os gastos em restaurantes e cafés dos viajantes que usaram Airbnb foi de pelo menos 2.400 milhões de dólares, incluindo mais de 750 milhões no Japão e 493 milhões na China.

Os hóspedes que se alojaram através da Airbnb gastaram aproximadamente 1.100 milhões de dólares em restaurantes e cafés da Austrália e Nova Zelândia em 2018, e cerca de 156 milhões de dólares na África do Sul.

Top 15 países por gastos em restaurantes e cafés em 2018 (em dólares americanos)
1. Estados Unidos da América: 7,6 mil milhões
2. França: 2,7 mil milhões
3. Espanha: 1,7 mil milhões
4. Itália: 1,6 mil milhões
5. Reino Unido: 1,3 mil milhões
6. Canadá: 989 milhões
7. Austrália: 949 milhões
8. Japão: 755 milhões
9. México: 650 milhões
10. Portugal: 605 milhões

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