Portugal e Alemanha têm as facturas de electricidade mais pesadas da UE

Portugal partilha com a Alemanha o primeiro lugar da lista dos países da União Europeia onde a factura de electricidade é mais pesada. Ambos os países apresentam 0,28 PPS/kWh, sendo PPS o preço da electricidade para utilizadores domésticos e industriais em paridades de poder de compra. De acordo com a Pordata, os lugares seguintes são ocupados pela Roménia, Espanha e Bélgica.

Por outro lado, Finlândia é o país onde a electricidade é mais barata, apresentando 0,13 PPS/kWh. Luxemburgo, Países Baixos, Malta e Suécia também se encontram neste extremo da lista, disponível no mais recente relatório “Retrato de Portugal na Europa”.

Ainda sobre energia, a Pordata indica que o consumo de energia eléctrica per capita é de 0,39 tep (tonelada equivalente de petróleo) em Portugal versus a média da União Europeia de 0,47 tep. Neste caso, a Finlândia aparece no topo da tabela, com 1,26 tep de consumo per capital, à frente da Suécia, Luxemburgo, Bélgica e Áustria. Já Portugal partilha o fim da lista com a Bulgária, Hungria, Croácia, Polónia, Lituânia, Letónia e Roménia, que aparece no último lugar com 0,19 tep.

No que às emissões de gases com efeito de estufo per capita diz respeito, Portugal apresenta valores mais animadores. Com 6,8 tCO2eq (tonelada equivalente de dióxido de carbono), está abaixo da média da comunidade de 8,4 tCO2eq. Malta é o país com as emissões mais baixas: apenas 4,6 tCO2eq.

Luxemburgo, por outro lado, é a geografia com mais emissões de gases com efeito de estufa per capita, atingindo os 17,2 tCO2eq. Seguem-se Estónia, Irlanda, República Checa e Países Baixos.

Artigos relacionados
Comentários
Loading...

Multipublicações

Marketeer
Nescafé Dolce Gusto abre casa pop-up só para amantes de café
Automonitor
SEAT Mii electric quase a chegar