Porcelanas da Costa Verde que fatura 16 milhões de euros adquirida pela portuguesa Vallis

A Porcelanas da Costa Verde S.A. foi adquirida pelo fundo Vallis Sustainable Investments II, gerido pela Vallis Capital Partners. A transação corresponde à aquisição de 83,5% do capital social da empresa, participação que era anteriormente detida pelos principais distribuidores nacionais.

André Manuel Mendes
Março 3, 2026
10:54

A Porcelanas da Costa Verde S.A. foi adquirida pelo fundo Vallis Sustainable Investments II, gerido pela Vallis Capital Partners. A transação corresponde à aquisição de 83,5% do capital social da empresa, participação que era anteriormente detida pelos principais distribuidores nacionais.

Fundada em 1992, a Costa Verde é uma empresa portuguesa especializada no fabrico de porcelana para uso doméstico e profissional, com foco particular no canal hoteleiro e da restauração (HoReCa). Ao longo de mais de três décadas de atividade, consolidou uma posição de referência no setor, destacando-se pela qualidade dos produtos, inovação contínua, design e forte vocação exportadora.



Atualmente, a empresa emprega cerca de 320 colaboradores e está presente em mais de 50 geografias. Mais de dois terços do volume de negócios têm origem nos mercados externos. Em 2025, a Costa Verde registou um volume de negócios próximo dos 16 milhões de euros, traduzindo a consistência da sua estratégia comercial e a solidez da carteira de clientes internacionais.

A alteração na estrutura acionista marca o início de um novo ciclo de crescimento para a empresa, assegurando maior robustez financeira e o reforço da capacidade estratégica. Segundo a informação divulgada, a operação permitirá implementar um plano de desenvolvimento ambicioso e sustentado.

A entrada da Vallis Capital Partners na Costa Verde insere-se numa estratégia mais ampla de criação de um grupo industrial de referência no setor do tableware. O fundo entrou recentemente neste segmento com a aquisição da Ceramirupe, empresa sediada em Alcobaça dedicada ao fabrico de grés.

A complementaridade entre as duas unidades industriais — ao nível do portefólio de produtos, competências produtivas e capacidades comerciais — deverá gerar sinergias relevantes e reforçar a competitividade do grupo nos mercados nacionais e internacionais.

Para a Costa Verde, esta nova etapa permitirá acelerar o investimento em inovação, eficiência produtiva, sustentabilidade ambiental e reforço da marca nos mercados externos. A empresa manterá a sua identidade, equipa de gestão e compromisso com colaboradores, clientes e fornecedores, garantindo continuidade operacional e estabilidade nas relações comerciais.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.