Poluição cai a pique nas maiores cidades espanholas em tempos de Covid-19

Os níveis de poluição atmosférica caíram em 80 das maiores cidades espanholas durante os dois meses de confinamento no país, devido à pandemia do novo coronavírus, revela a “RTP”.

«É um benefício para todos. Temos de mudar a forma de nos deslocarmos. Muitas pessoas que não usavam bicicleta – eu, por exemplo – devem passar a utilizá-la», disse um espanhol ao canal. Outro relatou: «Viam-se mais pássaros, o ar estava mais limpo e quase não se viam carros». E até uma portuguesa a viver em Espanha fez notar que «a qualidade do ar melhorou imenso, notou-se um aumento de pássaro, o ar mais puro e respirável».

Nas primeiras três semanas de confinamento, segundo a “RTP”, houve uma queda dos níveis de poluição superior a 56% em Madrid. Em Barcelona chegou aos 60%.

Em declarações à “RTP”, Cristina Monge, ambientalista e professora da Universidade de Saragoça, constatou: «Nestes quase dois meses, pudemos ver as cidades em que poderíamos viver de forma diferente». «Vimos cidadãos espantados, como em grandes cidades como Madrid e Barcelona, de repente ficaram com um céu azul, limpo e sem contaminação», contou.

Agora, ao contrário do que sucede na China, Monge espera que não haja um retrocesso. «Se o ritmo e a velocidade desenfreada em que vivemos travarem um pouco, o planeta, que tem uma capacidade de recuperação tremenda, recupera, regenera e ocupa os seus espaços», defendeu, sublinhando que está nas mãos de todos e que é fundamental olhar para o que foi feito.

Espanha registava, ontem, 28.628 óbitos e perto de 235 mil casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias “France-Presse”, a pandemia de Covid-19 já provocou mais de 338 mil mortos e infectou mais de 5,2 milhões de pessoas em 196 países e territórios. Mais de 1,9 milhões de doentes foram considerados curados pelas autoridades de saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detectado no final de Dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Ler Mais
pub

Artigos relacionados
Comentários
Loading...